RICARDO CASTRO: Professor lança livro com método para ensinar crianças dos 8 aos 11 anos a tocar violão

O musicista é de Porto Velho e já foi diretor da Escola de Música Jorge Andrade; fundou e foi também diretor da Escola de Música Laio, na zona Leste da capital

 RICARDO CASTRO: Professor  lança livro com método para ensinar crianças dos 8 aos 11 anos a tocar violão

Foto: Divulgação

O professor de música Ricardo Castro da Silva, de Porto Velho, Rondônia, lançou a obra infantil “Como Esinar Violão para Crianças de 8 a 11 anos", pela editora Temática. O trabalho foi contemplado na 1° Edição do Edital Alejandro Bedotti. Edital 83/2020/SEJUCEL-CODEC da Lei Aldir Blanc de apoio à Cultura.

 

O professor se diz apaixonado pelo ensino do violão, especialmente quando é voltado àscrianças e adolescentes,“pois é a melhor maneira de formar novos profissionais, ouvintes e público para a música”.

 

O editor do livro, Albel Sidney, musicista amandor e integrante da Academia Rondoniense de Letras, afirma que “Esta obra de Ricardo Castro é uma madura reflexão sobre o ensino violonístico voltado ao público infanti.Para realizar o seu intento ele buscou examinar a questão a partir do ponto de vista pedagógico-musical e foi na confluência entre o “pensar o ensino da música” e o “pensar o manejo do instrumento” que temos este livro que auxiliará muitos docentes da área musical”.

 

O editor destaca ainda que o autor buscou fundamento em autores consagrados e, depois, examinou quatro importante obras detalhadamente, de modo a avaliar como eles se debruçaram sobre o modo de ensinar violão às crianças.

 

“O livro de Ricardo Castro é uma obra de referêncai, de consulta, que servirá, também, para inspirar mais professores e seus alunos. Ser apreciado pelos leitores, que facilmente acompanharão o raciocínio analítico bem empregado pelo autor e poderão, ao par disso, assimilar fundamentos e estratégias de ensino. A música em Porto Velho, Rondônia, tem sido ensinada e aprendida com qualidade! Ricardo Castro tem feito parte da bela história desta capital amazônica que tem três unidades escolares públicas municipais voltadas ao ensino musical”, pontua o editor.

 

Sobre ao autor
 
 
Ricardo Castro é bacharel em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), licenciado em Música pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia.
 
 
Ele foi diretor da Escola Municipal de Música Jorge Andrade, de 2009 – 1011, diretor e fundador da Escola Municipal de Música Francisco Lázaro dos Santos – Laio/Porto Velho.
 
 
O professor atuou ainda como produtor cultural nos projetos Música na Estrada 2012 e 2013, Pré-Reveillon com a Banda Roupa Nova, em 2019 e no show com Fábio Jr (Ainda para ocorrer – foi adiado devido a pandemia).
 
 
Artigo
 
 
O professor já publicou os artigos:Educação, Cultura e Pesquisa: Estudo acerca da presença da música e educação musical como objeto de estudo Em Porto Velho/RO. O artigo foi escrito em parceria com Ezenice Costa de Freitas Bezerra e apresentado - Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) - XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS