LANÇAMENTO: O documentário ‘Sabedoria do trauma’ aborda a saúde mental como força invisível que modela a vida

De acordo com o filme, um em cada cinco americanos são diagnosticados com doença mental todos os anos

LANÇAMENTO: O documentário ‘Sabedoria do trauma’ aborda a saúde mental como  força invisível que modela a vida

Foto: Divulgação

O médico Gabor Maté fala sobre trauma de diversas formas, como vício em drogas, depressão e problemas familiares. Em um determinado momento, Maté expõe os traumas políticos da sociedade causados por personagens opressivos e violentos que ganham notoriedade. Bolsonaro aparece logo após Kim Jong Un.

 

“Se eu tenho a visão de mundo, de que o mundo é um lugar horrível, eu vou viver em um mundo onde tenho que ser agressivo, desconfiado, competitivo e me tornar o maior possível para não ser devorado. Tenho que ser grandioso e astuto porque esse é o mundo em que eu vivo. E essas são as pessoas que a nossa sociedade recompensa com poder”, diz o médico, enquanto imagens de líderes políticos passam no filme.

 

Suicídio

 

De acordo com o filme, um  em cada cinco americanos são diagnosticados com doença mental todos os anos. O suicídio é a segunda causa mais comum de morte nos Estados Unidos para jovens de 15 a 24 anos, e mata mais de 48.300 nos Estados Unidos e 800.000 pessoas no mundo todo por ano. A overdose de drogas mata 81.000 nos EUA anualmente. A epidemia de distúrbio autoimune afeta 24 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos. O que está acontecendo? As epidemias interconectadas de ansiedade, doenças crônicas e abuso de substâncias são, de acordo com o médico Gabor  Maté, normais - mas não da maneira que você possa imaginar.

 

Você pode assistir ao filme aqui - tem a opção de legenda em Português.

 

Fontes:  filmow.com e Metrópoles 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS