LITERATURA: Viver sem saber: relatos de uma filha sobre o Alzheimer

Com dor, amor e bom humor, emoções que se completam, Mariela Oppitz Sorgetz compartilha aprendizados ao lado da mãe diagnosticada com a doença

LITERATURA:  Viver sem saber: relatos de uma filha sobre o Alzheimer

Foto: Divulgação

Escrever foi uma das formas encontradas por Mariela Oppitz Sorgetz para aliviar a surpreendente e desafiadora caminhada ao lado da mãe diagnosticada com Alzheimer. Com sensibilidade, empatia e bom humor, a escritora compartilha no livro Viver Sem Saber relatos pessoais de situações que vivenciou e continua vivenciando com dona Anninha.

 

Narrada em primeira pessoa, a obra publicada pela Luz da Serra Editora reúne anotações escritas por Mariela durante oito anos de luta contra a doença. Quase como um diário e inicialmente sem a ideia de transformar o conteúdo em um livro, a autora descreveu seu novo cotidiano e os sentimentos com o avançar do tempo.

 

 

Dividida em três partes, a obra segue a ordem cronológica do processo evolutivo do Alzheimer. Na primeira, o leitor acompanha a etapa leve, os primeiros sinais de que algo estava acontecendo. A fase moderada apresenta outros sintomas que vão além do esquecimento, como a “super sinceridade” da mãe. Na terceira e última parte, a autora narra a severidade da doença, quando aos poucos dona Anninha deixou de falar – fase na qual se encontra atualmente.

 

Hoje, quando a fase da doença está avançada, sinto muita falta das opiniões dela, pois mesmo que inadequadas, havia interação, olhares comprometedores, gestos e falas, ação e emoção. Havia participação. (Viver Sem Saber, pág. 80)

 

O principal objetivo da autora com o lançamento de Viver sem Saber vai além de compartilhar vivências e lançar um novo olhar sobre a Doença de Alzheimer. Formada em Relações Públicas, Mariela quer tornar o livro uma contribuição para a causa. Por isso, os valores referentes aos direitos autorais com a venda do livro serão revertidos a ações e instituições dedicadas a cuidar e tratar dos enfermos. O acompanhamento dessa ação pode ser acompanhado pelo site https://www.viversemsaber.com.br/.

 

 

 

Ficha técnica

Título: Viver Sem Saber

Autora: Mariela Oppitz Sorgetz

ISBN-10: 6588484178

ISBN-13: 978-6588484173

Editora: Luz da Serra

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 128

Preço:  R$49,90

Link de venda: Luz da Serra Editora

 

Release: Carolina Tomaselli

 

 

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS