IFRO: Professores da instituição lançam livro sobre Educação e Emancipação

O lançamento ocorreu nesta sexta-feira,11, por meio das redes sociais

IFRO: Professores da instituição lançam livro sobre Educação e Emancipação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A obra, organizada pelos professores Moisés José Rosa Souza, Marcel Emeric Bizerra de Araújo, William Kennedy do Amaral Souza, e a psicóloga Aline Alves de Moraes, servidores do IFRO, propõe discutir processos e relações socioculturais, formais e informais, ligados à práxis educativa e à produção da vida material e imaterial, os quais traduzem e potencializam a formação omnilateral do sujeito para o exercício da cidadania.


Segundo um dos organizadores, prof. Moisés, a discussão trazida pelo livro é urgente e necessária e pode ajudar as pessoas a entender e praticar uma educação integral e de qualidade.
 

“É preciso discutir educação do ponto de vista da humanização, da emancipação, uma Educação que, de fato, transforme o ser humano, que o faça ser livre e capaz de agir socialmente em buscar do bem comum”, frisou Moisés.


O livro conta com capítulos de pesquisadores do Mato Grosso, do Amazonas, de Rondônia, da França e com prefácio do professor Fábio Mariani, do Instittuto Federal de Mato Grosso (IFMT), e do professor Hervé Théry, professor de Pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP-PPGH) e da Universidade de Angers e Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, França.
 

"O livro tem capítulos sobre Rondônia, na tentativa de suprir a necessidade de informação/conhecimento em relação às realidades de nosso estado", pontuou Marcel Emeric.


A obra expõe práticas, discute e indica possibilidades para a efetivação de ações emancipatórias que, de fato, possam transformar a sociedade em busca do bem comum, em contraponto à noção utilitário-mercadológica de viver, formar, produzir e agir. Isso significa transformar a sociedade, pela Educação
 

“Para além das salas de aula, é tarefa dos educadores e educadoras realizarem pesquisas e mais do que isso, entregarem os resultados dessas pesquisas para a sociedade. Os capítulos que compõem a obra são resultados de pesquisas, de muito esforço e que ampliam as possibilidades educacionais dos nossos/as discentes e da sociedade em geral”, explicou o professor William Kennedy.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS