O registro documental “A Arte de produzir bonecos e sua manipulação” já está disponível para baixar gratuitamente
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O trabalho de dez artistas que produzem bonecos em Porto Velho, capital rondoniense, está sendo retratado em e-book pela produtora cultural Maria Luzia Ferreira Santos. O registro documental “A Arte de produzir bonecos e sua manipulação” já está disponível para baixar gratuitamente. A partir de agosto o livro físico será distribuído nas escolas públicas da capital. Veja a galeria de imagens no final do texto.
Integram a obra: Alejandro Bedotti (In memorian), Claudio Vrena, Kenny Frazão, Luh Silva, Marlúcio Emidio, Ruymar Pereira, Sandro Bassani, Tia Vavá e Didico, Young Blood e Ismael Barreto.
A autora afirma que a proposta do projeto é salvaguadar, por meio de uma produção literária, o trabalho desses profissionais que produzem e criam elementos artísticos.
“Procuramos dar ênfase aos grupos de artistas locais que trabalham com a criação de bonecos a partir de suas diferentes técnicas, bem como a plástica de produzir e manipular”, revela.
O e-book apresenta relatos transcritos dos bonequeiros, artistas que trabalham com a produção de teatro de corpo e teatro de bonecos. “Queremos mostrar a importância da profissão no contexto artístico, crítico e cultural”, enfatiza.
Maria Luzia explica que a arte de criar bonecos tem sido uma antiga forma de representação humana. “Sua modelagem e plástica encanta pela diversidade e originalidade de cada boneco produzido. É uma arte que permanece artesanal e guarda as impressões simbólicas de seu criador. Juntamente com a criação do boneco, vem o processo de dar-lhe vida, que é conduzido por meio da manipulação, que pode ser feita utilizando diferentes ferramentas como cordas, madeiras entre outros objetos”.
Portanto, explica a autora, bonecos são a materialização de personagens que pretendem assumir uma personalidade ligada à história contada e também, às suas características físicas. “Quando se constrói um boneco de modo específico, seja para o cinema, seja para o teatro, o criador internamente projeta uma história que envolve o universo do boneco, assim é traçado o perfil psicológico do personagem em questão”, destaca a autora.
Quem é Maria Luzia
Conhecida pelo apelido de Mallu, ela é professora, produtora de audiovisual e uma apaixonada pela cultura e história da sua cidade, Porto Velho-RO. É Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina-PR, Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, licenciada e bacharel em Geografia. Exerce atualmente a função de professora no Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho. Este é seu primeiro livro.
FAÇA O DOWNLOAD DO LIVRO AQUI
Lei Aldir Blanc
O projeto foi fomentado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei no 14.017-2020), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (SEJUCEL), pelo Edital 1o Edição Alejandro Bedotti (n 83/2020/SEJUCEL-CODEC).
FONTE BASE DO TEXTO DA MAT: MARIA LUZIA
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!