MUSICAL: ‘Do Cangaço ao Seringal’ será exibido nesta sexta, sábado e domingo

O espetáculo conta a história do forró até sua chegada aos seringais. A transmissão será por meio do YouTube

MUSICAL: ‘Do Cangaço ao Seringal’ será exibido nesta sexta, sábado e domingo

Foto: Leandro Morais

Nos próximos dias 07,08 e 09 de maio é vez do musical, Do Cangaço ao Seringal, transmitir em uma live através do seu canal do Youtube o show que conta a história do surgimento do forró e a vinda do ritmo para as terras amazônicas. A transmissão acontece a partir das 20h.

 

 

Numa intenção, primária, de fazer uma homenagem a banda Cobras do Forró, pela história e pela trajetória do grupo que completa 43 anos de existência, surgiu o musical “Do Cangaço ao Seringal”. Não dá pra negar que um forrózinho levanta qualquer um pra dançar, não é? E é nesse espírito que o musical chega. 

 

Do Cangaço ao Seringal nasceu em fevereiro de 2018 e ganhou o coração e o carinho de quem participou da primeira edição no mesmo ano. O musical que envolve, além da música, artes cênicas e dança é perfeito para quem quer saber mais da trajetória dos nordestinos que juntaram suas borócas, histórias e cultura vieram para os seringais amazônicos em busca de sobrevivência e nova vida.

 

O musical é um projeto que nasceu das histórias contadas e cantadas nas rodas de conversas de família. A idealizadora do projeto, Patrícia Morais, conta que desde de muito pequena ouvia falar dos campos de seringais e dentro disso sentia a conexão do dialeto nordestino e amazonense e foi em busca de saber um pouco mais o porquê dessa mistura. “No primeiro momento eu só queria fazer uma homenagem a banda Cobras do Forró, que aliás é formada por meus tios e pai, mas com o passar do tempo vi que contar e cantar sobre isso estava além e desde então Eu e meu companheiro, Samuel Pessoa, fizemos estudos para entender de onde vem parte do dialeto ribeirinho e parte da crença e junto disso a opção musical que é o forró. Depois de muito ler, vimos que isso &e acute; resultado do movimento migratório da Batalha da Borracha que aconteceu entre os anos de 1941 e 1943. É lindo saber que minhas raízes são ribeirinhas com um tempero especial do nordeste não é para menos que minha família toda é formada por músicos todos forrozeiros”, disse.

 

#LeiAldirBlanc

 

O musical, Do Cangaço ao Seringal, teve projeto cultural contemplado pelo 1° Edição Pácaas Novos do edital de chamamento público para difusão de festivais, mostras e feiras artísticas e culturais, edital N°80/2020/ da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS