ETNIA KARITIANA: Festival indígena Bombejara acontece durante três dias, iniciando neste sábado

O festejo foi contemplado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc

ETNIA KARITIANA: Festival indígena Bombejara acontece durante três dias, iniciando neste sábado

Foto: Divulgação

A partir deste sábado,24, até segunda, 26 acontece o Festival Bombejara,  transmitido as 22h pela internet. https://youtube.com/channel/UCD9vkIfSbN-pQ8UQBgmL9oA. O evento é inédito.

 

O Festival , que inicia com trabalhos de preparação local, utensílios sagrados, palhas, pedras especiais, vela indígena, cunha específica, pinturas corporais, lenha, colheitas e preparativos, sendo tudo fundamental para o início e do festejo.

 

Para Claudionor karitiana o início é sagrado, pois, cada passo realizado é fundamental para a consagração de toda a aldeia, em proteção de todos na saúde como prosperidade nas plantações, em peixes e caça.

 

O Festival apresenta os preparativos iniciais  importantes para a consagrada Chicha (kitop). Os participantes têm compromissos sagrados em não ocorre sexo entre marido e esposa e sendo ainda proibido a participação da mulher no período menstrual.

 

Os jovens e crianças são influenciados a participar no intuito de manter a Cultura tradicional, onde todos tem a oportunidade de aprender os cantos, as colheitas (sendo o milho da Terra indígena), os saberes na produção, nas técnicas de  preparação da pedra sagrada, preparativos no fogo, uso do pilão, pinturas corporais, etc... A transmissão é de três dias com vídeos de 30'minutos, totalizando 90'minutos.  O Festival foi contemplado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc

 

EDITAL Nº85/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª EDIÇÃO URUCUMACUÃ DO EDITAL DE PREMIAÇÃO PARA DIFUSÃO CULTURAL DOS POVOS TRADICIONAIS INDÍGENAS=EIXO I – MANIFESTAÇÕES CULTURAIS  (Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC)

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS