DOCUMENTÁRIO: Funarte disponibiliza vídeo do projeto ‘Onças do Pantanal’, de Tammy Aires

O trabalho da artista visual que traz pinturas de sua autoria e retratam incêndio ocorrido no ecossistema

A Fundação Nacional de Artes disponibiliza o documentário Onças do Pantanal, da artista visual e performer Tammy Aires, gravado na Galeria Mario Schenberg, no Complexo Cultural Funarte SP.

 

 No projeto, Aires fala sobre o processo de criação da série de pinturas de sua autoria, realizada após o incêndio no pantanal – bioma localizado na Região Centro-Oeste do Brasil –, em 2020.

Sensibilizada pelos ferimentos sofridos pelas onças pintadas e outros animais do local, na ocasião, a artista expressou sua indignação com o ocorrido na série Onças do Pantanal. O trabalho foi contemplado no concurso Um Desenho, uma História, patrocinado por duas empresas privadas.

 

O valor arrecadado com a venda das nove peças da série foi doado à ONG Instituto NEX – No Extinction (“Não Extinção), para o tratamento das onças feridas. Depois de reabilitados, os bichos são devolvidos à natureza ou, no caso de apresentarem de ferimentos muito graves e incapacitantes, são adotados pelo instituto.

 

Sobre a artista

 

Tammy Aires é artista visual, performer e publicitária. É graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (FCL), em São Paulo (2006) e em em Artes do Corpo, pela University of Choreosophy (Universidade de Coreosofia), na Espanha (2019). Fez residência artística no Ateliê Alex Vallauri, realizado na Funarte SP (2019-2020). Integra a rede internacional de artistas Danza Duende e o coletivo Roteiro de Ateliês. É proprietária da companhia DANCink. Atualmente, desenvolve o projeto da multiplataforma Domadora de Felinos Grandes, que engloba espetáculos, oficinas, exposições de pintura, instalações e obras audiovisuais para internet.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS