EM ABRIL: Temática afrodiaspórica em pauta durante o evento Cena Negra na Amazônia

Terá apresentação de obras artísticas, debates e show musical com Carlinhos Maracã de Anderson Black

EM ABRIL: Temática afrodiaspórica em pauta durante o evento Cena Negra na Amazônia

Foto: Divulgação

O projeto "A Cena Negra na Amazônia" será apresentado nos dias 02, 03, 09 e 10 de abril, que contará com apresentações de obras artísticas e debates sobre a temática afrodiáspórica com artistas e pesquisadores acerca da historicidade e da trajetória do povo negro amazônico.

 

Participam dos debates os professores Flávio da Conceição, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Marco Teixeira, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), as artistas Marcela Bonfim (Fotógrafa/Porto Velho) e Keyla Serruya, (Performer/Manaus), e ainda a arqueóloga e ativista social Alyne Mayra,

 

No campo musical, um encontro geracional com Carlinhos Maracã, que fez parte do Cabeça de Negro, e Anderson Black, cantor de soul music.

 

As transmissões ocorrerão via plataforma digital, com duração de duas horas cada dia. Os debates contarão com mediação da produtora cultural Betânia Avelar, que também pesquisa a temática afroameríndia.

 

Sobre a proponente

 

Jamile Soares é produtora, atriz e palhaça com oito anos de experiência cênica. É integrante dos coletivos Teatro Ruante, Trupe dos Conspiradores e Cia Peripécias.

Como integrante do Ruante ganhou o Prêmio Funarte de estímulo ao Circo 2019 e o Prêmio Sesc de Incentivo a Arte Cênica 2018 – (2018). Com esse  mesmo coletivo integrou a produção da Mostra de Repertório do Teatro Ruante (2017 e 2018),

Como atriz atuou em diversos espetáculos dos grupos citados anteriormente como Era uma vez João e Maria... e ainda é, Cidade Grande, João Ninguém e Um Inimigo do Povo.

 

Mais recentemente, na condição de discente, participou do Curso de Extensão Estudos em Teatro Negro (2020), Curso em Dramaturgia Negra (2020) e do Grupo de Extensão em Crítica Teatral da Unir.

 

Programação

 

02/04: Marcela Bonfim (RO) e Keila Serruya Sankofa (AM)

 Mediação: Betânia Avelar

 

03/04: Prof. Flávio Anunciação da UFAC (AC), Prof. Marco Teixeira da UNIR (RO) e Cia Beradera de Teatro

Mediação: Betânia Avelar

 

09/04: Betânia Avelar (RO) e Alyne Mayra (RO)

Mediação: Jamile Soares

 

10/04: Carlinhos Maracanã (RO) e Anderson Black (RO)

 Mediação: Betânia Avelar

 

Sejucel – Lei Aldir Blanc

 

O projeto foi contemplado no Edital nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª  EDIÇÃO MARY CYANNE DO EDITAL DE FOMENTO Á CULTURA E Á PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL PARA TRANSMISSÕES AO VIVO/GRAVADAS, dentro do EIXO II – Apresentações artísticas(ao vivo/gravadas) - SUBEIXO C – Lives transmitidas ao vivo- com estrutura espaço adequado para as transmissões (estúdio, teatro, casa de show, etc).

 

Serviço

 

O que: A Cena Negra Amazônica

Quando: Dias 02, 03, 09 e 10 de março de 2021 às 19h.

Onde: pelos canais do Teatro Ruante – YouTube e Facenook

Informações: (69) 99201-6765

 

Fonte: Teatro Ruante

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS