Além dos integrantes do Ruante, o documentário conta com a participação de outros artistas da cidade e de intelectuais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O documentário Na Roda, do Coletivo Ruante, de Porto Velho, estreia neste sexta-feira,5, às 19h30 (Horário de RO), no canal do Youtube e na página do Facebook do coletivo.
O filme passa em revista a história do coletivo, que aportou em 2015 na cidade de Porto Velho.
Após a exibição, os integrantes do grupo conversarão acerca da produção teatral na cidade.
Além dos integrantes do Ruante, o documentário conta com a participação de outros artistas da cidade e de intelectuais.
O projeto é fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, por meio da Prefeitura de Porto Velho, via Funcultural.
Vejam o teaser no canal do Ruante: encurtador.com.br/euUV3
Teatro Ruante
O coletivo vem contribuindo com a cena da cidade de Porto Velho por meio de suas montagens teatrais, aulas de palhaço, oficinas de técnicas circenses (acrobacia, malabares, perna de pau), teatro e contação de histórias.
O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música. Tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.
Em 2018 foi contemplado com o Prêmio Sesc de Incentivos às Artes Cênicas; em 2019 com o Prêmio Funarte de Incentivo ao Circo, e em 2020 foi contemplado com a Lei Aldir Blanc no Município de Porto Velho, por meio da Funcultural, e no Estado de Rondônia, por meio da Sejucel.
O grupo foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu espetáculos, participou de eventos e de festivais de teatro. Atualmente o coletivo tem em seu repertório os seguintes trabalhos: Espetáculos: Cotidiano-Mulher (2019), A Muy Lamentável e Cruel História de Píramo e Tisbe (2018), Cabaré Ruante (2017), Era Uma Vez João e Maria... e ainda é (2016), Histórias de Contar (2016) e Que Palhaçada é Essa Aqui? (2015). No YouTube produziu os seguintes projetos: Metendo o Nariz e Quarentena Ruante (2020).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!