BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ON-LINE : Festival de Arte homenageia a dupla caipira Pena Branca e Xavantinho; evento encerra domingo

A dupla ganhou espaço ao trazer canções MPB para a viola caipira

Rondoniaovivo

07 de Janeiro de 2021 às 08:12

Foto: Divulgação

O repertório construído em quase quarenta anos de carreira pela dupla Pena Branca e Xavantinho será revisitado por 20 artistas durante o Festival de Arte Vale da Paraíba, que iniciou nesta quarta e se estende até domingo (10).  O evento está sendo on-line.

 

A dupla caipira iniciou a carreira em 1962, em Minas Gerais. Em 1968, a dupla se mudou para São Paulo, onde conseguiu abrir caminho para o sucesso. “Foram descobertos pela Inezita Barroso. Chamavam ela carinhosamente de madrinha”, comenta a idealizadora do festival, Ivete Nenflidio.

 

A dupla ganhou espaço ao trazer canções MPB para a viola caipira. Entre as versões mais conhecidas estão Morro Velho, de Milton Nascimento, e Ciúme, de Caetano Veloso.

 

A cultura popular também era uma influência muito presente no trabalho da dupla.

 

No último dia, o luthier Luciano Queiroz faz uma oficina sobre a constituição da viola caipira. Ainda no domingo, a programação se expande para além dos violeiros, com grupos de folia de reis, jongo e maracatu.

 

Como assistir

 

O festival pode ser assistido AQUI  NA PÁGINA DO EVENTO DO FACEBOOK,  onde também está disponível a programação completa, ou pelo canal do Festival no YOTUBE

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS