GESTO FLAMENCO: Pesquisadora lança livro que contribui para o pensamento crítico das artes cênicas

Na obra, a autora investiga o fascinante universo da cultura flamenca

GESTO FLAMENCO: Pesquisadora lança livro que contribui para o pensamento crítico das artes cênicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A bailarina, coreógrafa e pesquisadora de movimento Daniele Zill lançou o livro Gesto Flamenco, com 144 páginas e linguagem acessível a todos. A obra é fruto de uma imersão de longa data da intérprete em dança, com foco no flamenco. 
 
 
O trabalho da autora contribui para a reflexão, a memória e o pensamento crítico no campo das artes cênicas, da dança, da performance e, especificamente, da dança flamenca. 
 
 
Na obra, Daniele investiga o fascinante universo da cultura flamenca a partir do premiado espetáculo Las Cuatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto.
 
 
Com uma visão privilegiada, que une experiências práticas nessa dança, música e fisioterapia, a autora, que reside em Porto Alegre, revela em palavras a força expressiva habitada nas minúcias, nos movimentos e nas atitudes corporais que transpiram as particularidades do gesto flamenco.
 
 
 Daniele leva em consideração a complexidade da dança flamenca em relação à música instrumental, ao canto, aos figurinos, aos objetos cênicos e, finalmente, à encenação, à obra.
 
 
Sobre a autora
 
 
Pesquisadora do movimento e das artes da cena, com ênfase nos estudos do corpo (análise do movimento, gesto flamenco) cultura e interdisciplinaridade. Atua como bailarina, bailarina/intérprete, coreógrafa e produtora da Companhia de Flamenco Del Puerto, e como professora do ensino regular de dança e música na mesma escola, da qual também é diretora-geral.
 
 
Foi premiada com Melhor Espetáculo (2012, 2008, 2007) e Melhor Produção (2012, 2016) no Prêmio Açorianos de Dança/RS e indicada a Melhor Atriz no Prêmio Tibicuera de Teatro Infanto-juvenil 2016. É graduada em Fisioterapia (ULBRA/2001), especialista em Acupuntura Chinesa (2003) e Reeducação Postural Global (2004) e formação conservatorial em Música – Piano (1995), bolsista CAPES de 2015 a 2017 e mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS (2017).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS