NOTA: ASSOGIRO alerta população sobre importância do distanciamento em RO
Médicos se manifestaram a favor do isolamento
16 de Janeiro de 2021 às 12:11
De Rondônia são 24 profissionais, incluindo a coordenadora do projeto, Marcela Bonfim
14 de Dezembro de 2020 às 08:01
Atualizada em : 14 de Dezembro de 2020 às 08:01
Foto: Divulgação
Em sua quarta edição, a mostra visual Mostra Céu Aberto, que é realizada nas fachadas das ruas de Porto Velho, foi ampliada este ano e está contando com a participação de fotógrafos de oito estados da Amazônia Legal.
As imagens podem ser vistas a partir desta segunda no Porto Cai n'água (Em frente à bilheteria), Trevo da Avenida Campos Sales, Parque dos Tanques e na Rua Euclides da Cunho - próximo a Feira.
A partir desta quarta-feira,17/12, a exposição poderá ser acessada pelo site do projeto, onde poderão ser observados os aspectos urbanos da capital rondoniana, misturados às imagens locais dessas tantas regiões; mais as três edições anteriores da mostra.
A exposição conta com imagens de Rondônia, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins; em oito pontos diferentes da cidade, tendo como princípio o acesso das populações periféricas às mais de cem imagens registradas por fotógrafas e fotógrafos naturais ou residentes das oito regiões em questão.
Uma das organizadoras do evento, a ativista cultural, Marcela Bonfim, explica que “além de uma composição visual, a mostra é “um exercício de pertencimento visual”, uma vez que abrange características de todos os Estados da região, já presentes na cidade de Porto Velho.
Além disso, a quarta adição marca o grande desafio “do fazer” coletivo; com a contribuição de fotógrafas, de cada estado, responsáveis pela mobilização e direção da composição dessas realidades, trazendo o olhar de dentro, outro exercício de proximidade de cada região. São elas, Ana Mendes, via Maranhão; Nay jinkss, via Pará; Talita Oliveira, via Acre; Marcela Bonfim, via Rondônia; Eli Macuxi, via Roraima; Amanda Leite, via Tocantins; Juliana Pesqueira, via Amazonas, e Ianca Moreira via Amapá.
“A Mostra a Céu Aberto, desde sua primeira edição, tem se caracterizado também por abrir espaço a novos meios de se pensar a fotografia, por exemplo, a partir da “inclusão”, enfatiza Marcela. “Experimentar a “composição” no lugar da curadoria foi a aposta desta edição que também busca outros formatos de imagem como o som, a performance, o desenho, o grafit”.
Saulo de Sousa, também organizador do evento, relembra o lugar em que se fundamentou o evento, “a composição das imagens nos espaços abertos da rua Euclides da Cunha”; localizada no centro histórico da cidade, que já serviu como terminal de passageiros e ponto de vendas para dezenas de ambulantes, com grande fluxo de pessoas; refazendo o período anterior ao despejo dos pequenos comerciantes; local relegado ao esquecimento, apesar de ser uma das vias mais antigas da cidade.
A mostra busca reenvindicar esses espaços como pertencimento visual e cultural; em 2019, foi realizada também como edição especial na comunidade ribeirinha de Nazaré, Baixo Madeira, com as imagens da própria comunidade; lugar onde a mostra procura sempre desdobrar o pensamento desse pertencimento e dessa cultura da visualidade de forma a conscientizar a partir desse meio.
No ano de 2020, a pandemia trouxe a organização, a responsabilidade da manutenção do isolamento social, ampliando o envolvimento em rede, com a parceria da Casa Ninja Amazônia, na divulgação e acompanhamento do processo de construção da composição dessa série da mostra, bem como a apresentação das cenas fotográficas desta oito regiões, por meio das lives regionais.
A mostra também conta com o apoio da gráfica Idéia, do Sesc regional, da TV Caboquinho, e do Esporte Clube Ferroviário.
Confira os expositores dessa edição, por estados:
Rondônia – Marcela Bonfim
Nathalia Menezes
Gabriel Bicho
Pritama Brussolo
Izabela Lima
Leidijane Rolim
Leonardo Valerio
Eliane Viana Araújo
Ederson Lauri
Joeser Alvares
Ariana Boaventura
Cleber Cardoso
Saulo de Sousa
Luiz Brito
Pedro Meyer
Michele Saraiva
Elisabete Christofoletti
Rita de Cássia Mendes
Tulasi Resende
Ubiratan Suruí
Manoel Batista
Mario Venere
Nirvana Ribeiro
Rochéli Córdova
Amazonas – Juliana Pesqueira
Giulia Aguiar
Tayná Satere
Cleuton Mendonça
Robert Coelho
Sascha Porto
Nara Nascimento
Ariadne Aleixo
Alonso Júnior
Alberto César Araújo
Acre – Talita Oliveira
Alexandre Noronha
Amanda Borges
Danilo de S’Acre
Deyse Cruz
Dhárcules Pinheiro
Hannah Lydia
Hellen Lirtêz
Janaína Christina
Nattércia Damasceno
Tatiane Silva Sousa
Tocantins – Amanda Leite
Adriano Alves
Angélica Lima
Ana Jaimile Cunha
Leon Farhi Neto
Lia Testa
Luciana Andradito
Ludimilla Matos
Marcus Elicius Garcez
Noeci Carvalho Messias
Rafael Silva Oliveira
Roraima – Elimacuxi
Jorge Macêdo
J. Pavani
Josias M. Casadecaba
Clevison Nascimento
Marcelo Camacho
Conceição Escobar
Lucy Ferraz
Yolanda S.S. Mêne
Nara Nasco
Victor Mattioni
Devair Fiorotti
Amapá – Ianca Moreira
Beatriz Belo
Gabriela Campelo
Maranhão – Ana Mendes, Andressa Zumpano, Ingrid Barros
Cruupooh’re Akroa
Leandro dos Santos
Gê Viana
Genilson Guajajara
Fafa Lago
Jandir Gonçalves
Leonardo Souza
Joaquim Cantanhede
Maitê Souza
Marcio Vasconcelos
Pablo Monteiro
Lucca Muypurá
Poliana Oliveira
Sunshine Santos
Pará – Nay Jinkss
Otávio Henriques
Débora Flor
Rafael da Luz
Deia Lima
Mina Ribeirinha
Paula Sampaio
Jacy Santos
Evna Moura
Caio aguiar, thays chaves e Damião marcos
Matéria produzida por: https://casaninjaamazonia.org/
Editado:Rondoniaovivo
Médicos se manifestaram a favor do isolamento
16 de Janeiro de 2021 às 12:11
O professor Tim Spector, epidemiologista do King's College London, publicou uma fotografia do sintoma no Twitter
16 de Janeiro de 2021 às 12:03
A medida veio em atendimento ao apelo do senador Marcos Rogério (DEM-RO)
16 de Janeiro de 2021 às 11:58
Exame será feito em computadores em lugares determinados pelo Inep em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Locais podem ser conferidos na Página do Participante
16 de Janeiro de 2021 às 11:41
O caso está sob competência das autoridades policiais
16 de Janeiro de 2021 às 11:33
Na pesquisa, publicada no site virological.org e ainda sem a revisão de outros especialistas, foram sequenciados os genomas do vírus presente em 31 amostras colhidas de pacientes infectados entre 15 e 23 de dezembro em Manaus
16 de Janeiro de 2021 às 11:30
Com a resolução, adotada em reunião extraordinária convocada às pressas, os produtos vindos do exterior ficam novamente isentos do pagamento do tributo a partir deste domingo, 17
16 de Janeiro de 2021 às 11:24
A 5ª e última fiscalização desta fase da operação está prevista para acontecer neste sábado (16)
16 de Janeiro de 2021 às 11:19
16 de Janeiro de 2021 às 11:13
"Não tem isso vislumbrado no nosso horizonte. Não há condições de fazer um fechamento total", afirmou.
16 de Janeiro de 2021 às 11:11
16 de Janeiro de 2021 às 11:08
De acordo com a AGU, o balanço da atuação engloba ações de candidatos e outras pessoas físicas desde novembro de 2020
16 de Janeiro de 2021 às 10:58
As ações terão apoio dos Procons, da Polícia Federal e Receita Federal
16 de Janeiro de 2021 às 10:49
Parte da droga (pedras de crack) foi encontrada enterrada em um terreno baldio. Perante os fatos, Luciano foi apresentado ao delegado de plantão. O usuár
16 de Janeiro de 2021 às 10:43
Provas aconteceriam nos dois próximos domingos, dias 17 e 24 de janeiro
16 de Janeiro de 2021 às 10:43
Pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou por telefone 135
16 de Janeiro de 2021 às 10:31
Essas medidas só valem para cidades que se enquadram na Fase 1 e 2 do Plano Todos por Rondônia
16 de Janeiro de 2021 às 10:14
Os policiais ainda foram no sítio do homem no quilômetro 22 da BR-319, mas nenhum ilícito foi achado no local. A ocorrência foi registrada na delegacia como tráfico de drogas.
16 de Janeiro de 2021 às 09:35
Entre em contato: Whatsapp e Telefone (69) 2141-9203, atendimento das 08:00 às 19:00
16 de Janeiro de 2021 às 09:21
O toque de recolher vale para as cidades que se enquadram na Fase 1 e 2 do Plano Todos por Rondônia
16 de Janeiro de 2021 às 09:17
Só no mês de janeiro, é a quinta vez que a capital amazonense bate recorde de enterros diários
16 de Janeiro de 2021 às 09:04
O show será transmitido pelas redes sociais da cantora; o show contará com a participação de Thiago Gama e do grupo “Um3dizenove”
16 de Janeiro de 2021 às 08:47
FERJ deve decidir nos próximos dias, mas as duas emissoras são consideradas as favoritas na disputa
16 de Janeiro de 2021 às 08:46
Revoltado com a descoberta de traição, ele foi tomar satisfação e partiu logo para a violência física com socos no rosto da esposa e não satisfeito ainda aplicou mordidas nela.
16 de Janeiro de 2021 às 08:46
Medida restringe a circulação do tuíte, entretanto ele continua disponível na rede social
16 de Janeiro de 2021 às 08:41
Aos policiais, ele contou que não sabe a motivação para o ataque a facada.
16 de Janeiro de 2021 às 08:29
16 de Janeiro de 2021 às 08:25
A banda rondoniense recebe a participação do conterrâneo Criston Lucas nos vocais
16 de Janeiro de 2021 às 08:19
Uma equipe da Polícia Militar foi chamada e registrou a ocorrência. A vítima não necessitou de atendimento médico apesar das lesões
16 de Janeiro de 2021 às 08:13
A população acionou uma guarnição da Polícia Militar, que fez buscas pela região
16 de Janeiro de 2021 às 07:53
15 de Janeiro de 2021 às 23:38
Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (15).
15 de Janeiro de 2021 às 23:08
Veja os números gerais
15 de Janeiro de 2021 às 18:19
Opositores do governo organizam “panelaço” para noite desta sexta-feira (15), às 20h30, em todo o País
15 de Janeiro de 2021 às 18:11
Confira a previsão abaixo
15 de Janeiro de 2021 às 18:03