BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Coletânea poética sobre a Amazônia é lançada por escritor e poeta de Extrema

O trabalho foi desenvolvido durante atividade de pesquisa da Unir – ele é professor dessa instituição de ensino

Texto: assessoria

19 de Setembro de 2020 às 05:59

Atualizada em : 20 de Setembro de 2020 às 08:35

Foto: Divulgação

O escritor, poeta e professor, Marquelino Santana, acaba de lançar uma coletânea poética inédita sobre a Amazônia brasileira e boliviana. Marquelino é doutor em Geografia e reside no distrito de Extrema.

 

Durante aproximadamente 30 anos, enquanto foi realizando as suas pesquisas de mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), o professor foi construindo poemas no contexto de suas pesquisas, fato que resultou na publicação da coletânea poética denominada “Poemas da vida amazônica”.

 

A coletânea é composta de três volumes: o volume 1 (Morte e vida seringal), o volume 2 (Etnocídio e resistência dos povos indígenas) e o volume 3 (Escola e bem viver). Os poemas foram resgatados e minunciosamente selecionados pelo pesquisador da Unir e coordenador do Gepcultura, professor Dr. Josué da Costa Silva.

 

Prêmio

 

 A publicação dos três livros foi consequência da vitória do escritor de um prêmio denominado culturas populares, desenvolvido pelo do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura.

 

 Através da portaria de número 12 de 30 de outubro de 2019, o Ministério da Cidadania divulgou os 150 projetos selecionados em todo país, e o Professor Marquelino Santana foi o único mestre de ponto de cultura do Estado de Rondônia, a vencer este prêmio.

 

 

Os livros foram publicados pela Editora Temática de Porto Velho e serão distribuídos gratuitamente pelo escritor em benefício da conscientização e preservação da floresta amazônica.

 

Lançamento

 

O Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Modos de Vida e Cultura Amazônica – Gepcultura / Unir, professor Dr. Josué da Costa Silva organizará uma live em parceria com a temática editora para o lançamento da coletânea poética “Poemas da Vida Amazônica”.

 

Marquelino Santana é vice coordenador do Gepcultura e este relevante grupo de pesquisa estará completando este ano 20 anos de existência, onde será realizado um evento com vários pesquisadores da América Latina, em data ainda a ser definido pelo grupo de pesquisa.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS