BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

BOLSHOI: Escola de balé apresenta hoje, on-line, primeiro espetáculo após retorno às atividades

O espetáculo é um balé neoclássico dividido em cinco partes. A transmissão será pelo Youtube da Escola.

Escola Bolshoi

28 de Agosto de 2020 às 08:49

Atualizada em : 29 de Agosto de 2020 às 10:23

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira,28, às 17h15, no Canal do YouTube Escola Bolshoi Brasil, acontece a pré-estreia do novo balé da instituição 432. Trata-se de um balé neoclássico dividido em cinco partes, coreografado por quatro professores da Escola Bolshoi para a Cia. Jovem Bolshoi Brasil.

 

Com a chegada da Pandemia, em 2020, o mundo parou. A agitação cotidiana, pressa, rotina já não tinham mais espaço. O medo se instalou e com ele as incertezas. Os artistas encontraram uma forma de levar arte para um público inquieto por meio das redes sociais.

 

Nessa frente, quatro professores da instituição, Ariate Costa, Bruna Lorrenzzetti, Maikon Golini e William Almeida, apoiados pelo diretor geral Pavel Kazarian, iniciaram um projeto coreográfico.

 

Com o retorno das atividades presencias na Escola Bolshoi, no início de maio, com equipe reduzida, porém em loco, o alento, a esperança e o recomeço para todos era um desafio.

 

 

Os coreógrafos buscaram inspiração na frequência sonora 432hz e dessa forma, nesse momento em que o palco de muitos, eram as paredes de suas casas, inseriram no movimento dos bailarinos toda a expressão, desabafo, criação, comemoração e acima de tudo, esperança.

 

Cada coreógrafo pensou a sua criação no tempo atual, refletindo em questões vividas pela sociedade durante a pandemia: loucura, angústia medo, incertezas, raridade, reinvenção e vida.

 

Workshops

 

Workshops com profissionais da dança, como Cecília Kerche, Cícero Gomes, Julie Endo, Marcos Teófilo, Jovani Furlan, Olívia Pureza e a artista plástica Daniele Rieper encabeçaram algumas conversas, inspiraram os bailarinos e contribuíram para a estética dos movimentos do balé. As máscaras, que atualmente fazem parte do nosso cotidiano, foram especialmente pensadas e estudas para esse trabalho. Esse adereço, vai muito além dos figurinos, elas fazem parte da composição do personagem em cena.

 

Há estudos que a frequência sonora 432hz é capaz de restaurar o equilíbrio da vida, proporcionando harmonia e paz para quem a escuta. Seria a música capaz de proporcionar o equilíbrio desde momento? Seria a frequência sonora capaz de influenciar os batimentos cardíacos? Qual a frequência de origem e de fim da vida? Com essas reflexões nasceu a coreografia 432, trabalho de quatro coreógrafos joinvilenses, professores da Escola Bolshoi.

 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

 

A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.

 

Em 2020 a instituição completou vinte anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

 

Com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, a realização de todas as atividades da Escola é possível graças aos recursos garantidos pelos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas cientes do seu papel na sociedade, que doam produtos, prestam serviços gratuitamente e repassam contribuições financeiras, seja por benefícios fiscais, como a Lei de Incentivo à Cultura ou por recursos próprios. A Escola Bolshoi conta com o apoio de empresas como: Caixa, União Química, Whirlpool, Zurich Santander, Brascabos, Britânia, Havan, Nidec, thyssenkrupp, Arteris, BMW, Engie, Expresso São Miguel, Martinelli Advogados, Milium, Norsul, Pamplona e Philco que acreditam na transformação de crianças e jovens por meio da arte.

 

Serviço:

 

O que: Espetáculo 432

 

Quando: 28 de Agosto de 2020

 

Horário: 17h15

 

Local: Canal do YouTube Escola Bolshoi Brasil

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS