BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CENTENÁRIO: Folclorista conta a história do Boi Bumbá em Porto Velho em live nesta quarta

O evento, realizado por meio do Facebook do artista, tem por objetivo lembrar o centenário do folguedo na capital de Rondônia

Rondoniaovivo - edição

22 de Junho de 2020 às 07:02

Atualizada em : 22 de Junho de 2020 às 16:11

Foto: Arquivo Silvio Santos

Para lembrar o centenário da “Brincadeira do Boi Bumbá em Porto Velho”, o cantor e compositor de toadas Silvio Santos realizará live nesta quarta-feira, 24, Dia de São João, para narrar a história dessa tradição que encanta os nortistas.

 

O evento está previsto para iniciar às 19 horas, com transmissão por meio da facebook do artista. A live terá a duração de uma hora e meia. A narração será intercalada por cantos de toadas. Silvio Santos é amo do boi bumba “Corre Campo”.

 

 

Segundo o folclorista, o boi bumbá chegou à capital de Rondônia em 1920. Na época, jovensda Vila de Santo Antônio publicaram nota no jornal “O Alto Madeira” convidando a população para assistir à apresentação do Boi Bumbá “Sete Estrelas”, na noite de São João daquele ano.

 

A partir de 1921, a brincadeira tomou conta da cidade de Porto Velho durante as festas juninas, vindo a surgir vários grupos, a exemplo do Boi Prata Fina (1921).

 

 

Ao longo desses anos surgiram diversos grupos: Garantido, Caprichoso, Rei do Campo, Pai do Campo, Brilhamante, Malhadinho, Flor do Campo, Corre Campo, Tira Teima e mais recentemente o Az de Ouro, Diamante Negro, Manhoso, Marronzinho, Estrela de Fogo e ainda os bois mirins.

 

Fonte: Silvio Santos

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS