BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

BATE PAPO: Conexão Rondônia desta quinta será com músico Bira Lourenço e Andreia Machado

A live será às 20 horas, na página Cultura Rondônia

RONDONIAOVIVO - EDIÇÃO

11 de Junho de 2020 às 07:02

Atualizada em : 11 de Junho de 2020 às 07:21

Foto: Divulgação

O bate papo no Conexão Rondônia desta quinta,11, o será com o músico rondoniense Bira Lourenço e a documentarista Andréia Machado. O evento é transmitido pela página @culturarondonia, às 20 horas.

 

Os convidados abordarão, direto de suas casas, suas trajetórias artísticas na cultura Rondoniense.  A live terá a duração de uma hora, entre bate papo com o produtor cultural Fabiano Barros e os artistas,  assim como a apresentação musical de Bira Lourenço.

 

 

O Conexão Rondônia é uma série de transmissões pela internet com artistas rondonienses que agora, em tempos de isolamento social por conta da pandemia, terão a experiência de levar suas obras para quem está em casa.

 

Todas as semanas são convidados dois artistas, sendo sempre um músico que fará um show live, e um outro de linguagens artísticas diversificadas, que falará de sua trajetória na arte e na cultura.

 

Mesa Brasil

 

De acordo com Fabiano Barros, idealizador Conexão Rondônia, essa ação visa à aproximação do público com o trabalho dos artistas rondonienses, além de proporcionar um espaço para que pessoas possam contribuir com ações solidárias como o Mesa Brasil, que arrecada alimentos e distribuem para instituições sociais.

 

Parceiros

 

A ação tem a parceria de jornais online como o Rondoniaovivo, Gente de Opinião, Agenda Porto Velho e  instituições como o Sesc Rondônia, que compartilham a transmissão durante a exibição.

 

Quem são os convidados

 

Andréia Machado

 

È bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, bacharel em Serviço Social e têm vários cursos de formação em produção cultural e trabalha na área desde 2009 em Rondônia, tendo recebido vários prêmios federais, estaduais na área da cultura e comunicação.

 

Seu trabalho tem como objetivo a valorização da cultura amazônica.

 

Ela faz parte do grupo Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica e é uma das realizadoras do documentário “Os Nambiquaras e o Ritual da Menina-moça” com mais de  quatro milhoes de visualização no YouTube.

 

Bira Lourenço

 

É percussionista nascido em Porto Velho-RO, licenciado em Música pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Tem participações em vários registros fonográficos de compositores locais, ressaltando o Cd “Cordas e Barros” de Ceiça Farias, onde desenvolveu uma pesquisa de sonoridades em instrumentos e objetos de barro.

 

Desenvolve pesquisa e criação de dramaturgia sonora, como “Filhas da Mata” (selecionado pelo Projeto Palco Giratório/2010) e “Varadouro” (Rumos Itaú Cultural/2011) e mais recentemente, A Borracheira (Rumos Itaú Cultural/2019).

 

Dedica-se a pesquisar as possibilidades sonoras com água, instrumentos de barro e objetos, tendo como resultado o espetáculo percussivo “Sons de Beira”, o qual já percorreu cidades de Rondônia e fez diversas apresentações nos teatros e escolas de Porto Velho.

 

 O espetáculo circulou também pela Região da Amazônia Legal (incluindo São Luís e Teresina) com apoio do Projeto Amazônia das Artes/SESC (2017).  Representou o Estado de Rondônia na 1ª Mostra de Música da Escola Sesc do Rio Janeiro(2017).

 

Em breve lançamento de CD resultado das pesquisas com Sons da Beira.

 

“Neste momento em que as atividades culturais foram interrompidas, esta ação visa à aproximação do público com o trabalho dos artistas rondonienses, além de proporcionar um espaço para que pessoas possam contribuir com ações solidárias como o Mesa Brasil que arrecada alimentos e distribuem para instituições sociais”, declarou Fabiano Barros,  idealizador do Conexão Rondônia.

 

Informações:

 

WhatsApp 69 – 99388 – 0709.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS