BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

NESTE SÁBADO: Grupo Minhas Raízes e lançamento do livro de Simone Noberto durante live

A obra da jornalista fala sobre as manifestações culturais da comunidade ribeirinha de Nazaré

RONDONIAOVIVO - EDIÇÃO

11 de Abril de 2020 às 10:05

Atualizada em : 11 de Abril de 2020 às 10:08

Foto: Divulgação

A obra Mito e Identidade em Nazaré-RO, uma leitura pós-colonial das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha, da jornalista Simone Norberto, será lançada virtualmente neste sábado, às 20h30, durante uma live organizada pelo grupo musical Minhas Raízes em seu FACEBOOK.

 

A dissertação, defendida na Universidade Federal de Rondônia (Unir), sob a orientação de Miguel Nenevé, obteve nota dez na banca.

 

O trabalho foi agraciado também com o prêmio de dez mil reais do Edital de Literatura da Sejucel – Governo do Estado de Rondônia para editar a obra, que a partir de agora será distribuída para a população.

 

 “Para mim é muito importante difundir essa rica e importante cultura ribeirinha, o que não seria possível sem a instituição de uma política pública justa de apoio às produções culturais”, disse a autora sobre o edital.

 

A dissertação já foi apresentada em diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais, como na Universidade da Pensilvânia (EUA) e Universidade de Macau (China).

 

 

 

Nazaré Encantada

 

A dissertação também resultou em um documentário, o Nazaré Encantada, já exibido em diversos eventos. A diretora destaca a pré-estreia, ocorrida durante o festival de Nazaré, com um momento especial, no qual a comunidade ficou emocionada ao se ver na tela.

 

“Para nós foi uma grande satisfação assistir aos nossos depoimentos.  É um trabalho digno para a comunidade. Você usou a sua teoria e o seu respeito para com o nosso povo para levar a nossa voz para o mundo”, agradeceu seu Venâncio, um dos narradores retratados no documentário e agora eternizado no livro.

 

O documentário tem trilha sonora do Minhas Raízes, por isso é para autora tão importante fazer o lançamento no evento virtual do grupo.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS