BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

LITERATURA: Livro infantil narra origem do Universo e da vida com humor e irreverência

O humor, traço do autor, aparece em diversos momentos do livro. Seja na laranja achando “esquisito” o tamanho do universo antes do Big Bang.

Brinquebook

02 de Abril de 2020 às 09:02

Foto: Divulgação

 Era uma vez um universo que cabia todinho dentro de uma laranja! Um dia, essa laranja-universo explodiu, num grande BANG!

 

No tempo em que você demora para tomar um sorvete, esse BANG gerou todos os pedacinhos minúsculos que compõem todas as coisas e seres que existem.

 

Esses pedacinhos foram se unindo e, aos pouco, viraram estrelas, planetas, pequenos seres vivos na Terra e, depois de milhares de anos, viraram os bichos, as plantas e nós.

 

Ufa, essa é uma biografia resumida de Como eu cheguei aqui?, lançamento da Brinque-Book, que leva aos pequenos curiosos  as explicações mais cientificamente aceitas sobre as origens: do universo, dos planetas, da vida na Terra, da humanidade e, claro, a origem do próprio leitor!

 

Com ilustrações irreverentes e diálogos bem-humorados em balões, como os das HQs, a obra do premiado inglês Philip Bunting dialoga com a curiosidade natural das crianças sobre todos esses temas.

 

Mais do que dar respostas, o autor quer é provocar perguntas.

 

O humor, traço do autor, aparece em diversos momentos do livro. Seja na laranja achando “esquisito” o tamanho do universo antes do Big Bang.

 

Seja nas legendas que explicam quando exatamente os seres vivos começaram a ter olhos: repare lá como o autor conta esse momento!

 

 

Para o autor, a leitura precisa ser divertida e prazeroso, desde cedo, para que as crianças sempre associem ler e conhecer a prazer — e se tornem ávidos leitores, curiosos e “perguntadeiros”.

 

Livro informativo para crianças

 

Para a especialista em literatura infantil Ana Garralón, pesquisadora espanhola que vem dedicando-se principalmente aos livros informativos para pequenos leitores, esse tipo de obra aguça a curiosidade das crianças.

 

E tem ainda a vantagem de trazer informações de acordo com o interesse delas.

 

Nos informativos, vão autonomamente em busca daquilo que querem saber, que têm prazer em descobrir. Quer melhor forma de aprender do que essa?

 

Prepare-se para perguntas

 

Esse livro, como deseja o autor, deve encher você de perguntas: sim, é muito provável que seu filho e sua filha, a cada leitura, fiquem mais curiosos sobre o tema.

 

 

Uma ideia é aproveitar essa curiosidade para dar asas à imaginação dos pequenos. O livro termina bem irreverente, sugerindo criaturas que não existem.

 

Que tal embarcar nesse clima e sugerir que as crianças criem respostas — e desenhos — para suas próprias perguntas? Você vai se surpreender como as teorias delas muitas vezes fazem todo o sentido.

 

E, claro, entre uma teoria provisória e outra, vale mostrar mais livros que ajudem a fazer novas boas perguntas. Afinal, é assim que funciona a ciência!

 

Autor: www.brinquebook.com.br

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

NOVA DATA: Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

Ministro da Educação anuncia, por meio de rede social, adiamento do prazo para se habilitar à prova. Pagamentos podem ser feitos até um dia depois da data final para garantir a participação. Até o meio-dia de ontem, mais de 5 milhões de pessoas tinham feito o cadastro

23 de Maio de 2020 às 10:36