BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

COVID-19: Profissionais da cultura discutem medidas para enfrentar a crise

A reunião foi online e contou com a participação de profissionais de todo o Brasil

DA REDAÇÃO

20 de Março de 2020 às 13:04

Foto: Divulgação

A associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro realizou reunião online para todo o Brasil com a participação de mais de 300 profissionais para analisarem medidas a serem adotadas para amenizar a crise provocada por conta do Covid-19. As medidas podem ser adotadas em estados e municípios.

 

Entre elas estão à suspensão temporária da cobrança ou maior prazo para pagamento de contas e taxas (como a de fornecimento de água), adiamento, parcelamentos e maiores prazos para o pagamento de impostos das empresas de produção cultural.

 

E ainda proposta de uma linha de crédito a juros zero com os bancos federais, diálogo com as Leis de Incentivo à Cultura sobre o prazo de captação, execução, prestação de contas e comprovação de contrapartidas dos projetos incentivados que tiveram suas temporadas interrompidas; e descontingenciamento dos atuais mais de 300 milhões do Fundo Nacional de Cultura.

 

Além de assegurar os 3% das loterias federais para o fomento imediato da cadeia produtiva do setor cultural, proposição de Emendas Parlamentares para o setor cultural e reforço do diálogo com as Comissões de Cultura (Municipal, Estadual e Federal).

 

 Existe ainda uma petição nacional para afastamento temporário com remuneração pelo INSS para artistas e produtores culturais que utilizam MEI, até que tudo seja retomado.

 

Fonte: Tribuna do Norte - Michelle Ferret

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS