O curso será ministrado pela videomaker Raíssa Dourado, produtora do filme “Vozes da Memória” (2018). Ela atua nas áreas de cinema, gestão cultural, publicidade e propaganda.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia realiza nesta quarta-feira, 10, às 19h, um minicurso para produção de documentário. A atividade, que ocorrerá no auditório da biblioteca, será ministrado pela videomaker Raissa Dourado, que atua nas áreas de cinema, gestão cultural e publicidade e propaganda. Entrada gratuita.
O minicurso contará, inicialmente, com a exibição do documentário “Vozes da Memória” (2018). Em seguida, Raíssa Dourado discutirá, a partir dessa experiência, o processo de realização do audiovisual de não-ficção, compreendendo desde questões de pré-produção, como a elaboração do roteiro, a filmagem e a montagem do documentário. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
Vozes da Memória
“Vozes da Memória” é um documentário que confronta o antigo e o novo para evidenciar a formação cultural da capital de Rondônia, Porto Velho, retratando o rio, a estrada de ferro, personagens – como artistas, indígenas, ribeirinhos e imigrantes, os ciclos econômicos, da borracha, do ouro e das hidrelétricas, costumes e a geografia afetiva da cidade, em uma composição de imagens de forma não ordenada que possa expressar a identidade submersa da cidade.
Para a realização desse documentário, Raissa ganhou em 2016 o prêmio de cinema Lídio Sohn, da Superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), do governo do estado de Rondônia, voltado para a produção de curtas-metragens que abordassem o tema da memória e cultura rondoniense.
Sobre a convidada
Raissa Dourado é graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Natal, no Rio Grande do Norte, tendo realizado os cursos de documentário, montagem cinematográfica e assistente de direção pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). Atua profissionalmente como realizadora de produtos audiovisuais.
O minicurso é uma atividade do projeto de pesquisa “Documentarismo rondoniense: análise de filmes de não-ficção (1997-2013)”, coordenado pelo professor Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo, e aprovado na Chamada Universal CNPq nº 01/2016.
Serviço
Minicurso de documentário com exibição do filme “Vozes da memória” de Raissa Dourado
Quando: quarta-feira, 10 de julho
Horário: 19h
Onde: Auditório da Biblioteca do Campus da UNIR em Vilhena
Entrada gratuita
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!