A agremiação foi criada em 17 fevereiro de 1971 a partir de um desfile improvisado de um grupo de funcionários que trabalhava na antiga usina de asfalto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A festa em homenagem aos 48 anos da Escola de Samba Asfaltão será comemorado com quatro eventos: o Baile Amarelo - Uma Noite na Grécia, nesta sexta-feira (15/2); o Esquenta Especial da Bateria, no domingo (17/02); o desfile na comunidade, dia 23/2, e o desfile solidário do Bloco Pirarucu do Madeira, dia 24/2.
A agremiação foi criada em 17 fevereiro de 1971 a partir de um desfile improvisado de um grupo de funcionários que trabalhava na antiga usina de asfalto da cidade. Quando preparavam a avenida 7 de Setembro para o desfile de carnaval daquele ano, após o término dos trabalhos de recapeamento asfáltico da via, resolveram descer a avenida dançando e cantando da maneira que se encontravam, ou seja, com o corpo todo "melado" de "pixe" (daí a origem do nome - Asfaltão).
Tendo à mão os seus instrumentos de trabalho como pás, vassouras e picaretas, dentre outros, aquele grupo de trabalhadores fora calorosamente aplaudido pelo público. A partir desse evento, empolgados com a positiva e carinhosa recepção, os mesmos repetiriam o feito nos anos seguintes, o que levou à paulatina organização e evolução do que hoje é o GRES Asfaltão.
A escola, cuja cores são amarelo, preto e branco, tendo um " TIGRE" como símbolo, é hoje do Grupo Especial. Trás um título da antiga Associação das Escolas de Samba e Blocos - AESB e é Tricampeão de Porto Velho com Federação das Escolas de Samba – FESEC.
A época do seu surgimento, existiam várias categorias - Asfaltão passou por todas elas, como Bloco de Sujos, Bloco de Empolgação, Bloco de Enredo, Escola de 2º Grupo, chegando ao ápice do grupo especial.
Em seus Temas e Sambas de Enredo, enfoca sempre questões de relevância social. Como por exemplo: A Natureza; O Menor Abandonado; A mulher; A história da agremiação, com o o tema: “Do Mocororó ao Tigre”; Porto Velho; “De Zumbi até Aqui - 300 Anos de História”; A Arte; Do Lixo ao Luxo; Máscaras; A Energia; A História do Bairro Santa Barbara e “Açaí O Nectar dos Deuses da Floresta da Amazônia para o Mundo”. Esse enredo foi campeão do carnaval de 2012. Em 2013, o tema foi: “No País do Futebol “Crak” Nem Pensar. Em 2014, foi exaltado o centenário de Porto Velho - “Porto Velho, teu Valor Cultural é a Riqueza e o Brilho do meu Carnaval”. Em 2015, o tema foi o mesmo de 2014.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!