CARNAVAL: Mistura Fina sai às ruas nesta segunda

O bloco se concentra a partir das 13 horas no bar do Chulé; a participação é gratuita.

CARNAVAL: Mistura Fina sai às ruas nesta segunda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para o tradicional bloco Mistura Fina, o carnaval começa nesta segunda-feira (31/12), véspera de ano novo. A concentração será a partir das 13 horas no bar do Antônio Chulé, localizado na rua Joaquim Nabuco com rua Bolívia, no bairro Santa Bárbara. Já são 35 anos de história. O lema deste ano é “Venha em Paz”.

Às 16 horas deve iniciar o desfile pelas principais ruas da capital. A bateria é formada, em sua maioria, por integrantes da banda “Pura Raça”, dos mestres Danilo e Negão.

 

A principal característica do bloco são as brincadeiras usando maisena – por isso, que não quiser ficar melecado com esse produto, não apareça por lá. “Não tem um ser humano que vá ao mistura fina que não saia todo branco, da cabeça aos pés”, declarou a Maria de Fátima, que frequenta o bloco há cinco anos. “Não perco um, pois lembra o carnaval da minha infância”, diz.

 

O bloco começou de forma tímida em 1983, idealizado por alguns trabalhadores que vieram à capital ajudar na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel. Cariocas, esses técnicos queriam reviver um pouco o carnaval que acontece todo dia 31 no Rio de Janeiro, quando o “Bloco das Piranhas” sai às ruas.

 

Desde a década de 90 que o Mistura Fina é comandado pela escola de samba Asfaltão. Com o passar do tempo, os brincantes deixaram de se vestir de mulher, característica principal do bloco, e passaram a usar a maisena, dando nova roupagem a essa brincadeira.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS