CAPITAL: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Os quiosques construídos ao longo do Espaço que ficam na parte do meio, até hoje estão sem funcionar.

CAPITAL: Confira a coluna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A onda agora, é falar sobre o Espaço Alternativo, seja elogiando ou criticando. O certo, é que o logradouro que foi criado pelo José Camacho Filho o popular Camachinho e que foi modernizado pela equipe do ex governador Confúcio Moura o governo que menos fez pela cultura do nosso estado!

 

**********

 

Agora está sendo alvo de criticas e elogios. As críticas, todas bem colocadas, são em virtude da ocupação por parte dos ambulantes, de boa parte dos Espaços, que deveriam ser de uso exclusivo dos que vão até ali, para se exercitar, seja caminhando ou utilizando as academias de ginásticas, existentes ao logo do seu perímetro.

 

 ********

 

Não sei de quem é a responsabilidade, da liberação de licença para a colocação de “banca” de venda de produtos sejam alimentícios, artesanato e tantos outros.

 

********

 

De inicio, deveria ser a prefeitura, porém, como o espaço foi construído pela governo estadual e até hoje, o governo não se manifestou no sentido de transferir sua administração para a prefeitura de Porto Velho, o negócio está entrega literalmente às baratas.

 

********

 

No espaço aonde pais deveriam ficar passeando com seus filhos, e os casais até namorando decentemente, que é a parte calçada, está totalmente ocupada por vendedores de tudo quanto é tipo de iguaria. Vai do picolé, ao consumo de bebidas alcoólicas.

 

*******

 

A fumaceira provocada pelos diversos fogareiros de assar churrasquinho toma conta dos pulmões dos atletas que utilizam as barras e as academias ao ar livre. O atleta fica sufocado.

 

*******

 

Não bastasse a fumaça do churrasquinho, tem a fumaça da maconha e outros tipos de drogas, que a turma sem perturbação nenhuma, fica usando na maior cara de pau.

 

********

 

Os quiosques construídos ao longo do Espaço que ficam na parte do meio, até hoje estão sem funcionar. Com certeza, se esses quiosques estivessem funcionando, sobraria mais espaço no calçamento para o público.

 

********

 

A grande obra do governo Confúcio Moura, por sinal muito bonita, está carente de gestão.

 

********

 

 Agora vamos para o lado positivo. Primeiro o Espaço como um todo, foi a melhor coisa que o governo criou para os praticantes de caminhadas, a famosa PISTA, recebe todos os dias, seja pela manhã ou a noite, muita gente e aos finais de semana, fica lotada de famílias inteiras caminhando e batendo papo. Há quem utiliza o ambiente para fazer pique nique.

 

*******  

 

Agora a linda passarela está concorrendo ao prêmio de melhor Projeto Arquitetônico, na categoria DESING URBANO e ARQUITETURA PAISAGÍSTICA na Bienal Panamericana, que esta acontecendo em Quito – Equador. A execução da obra foi coordenada pelo arquiteto Lorenzo Marx Villar. Segundo os especialistas em obras do tipo, a chance de Rondônia ganhar o prêmio são Reais e muito grande.

 

**********

 

Vamos ficar na torcida para que os jurados da Bienal Panamericana elejam a Passarela do Espaço Alternativo como a mais bonita e bem projetada do continente.

 

********

 

Vamos ficar torcendo para que os jurados não venham até Porto Velho, conferir in loco, a beleza da passarela, para não se depararem com o caos provocado por tantos ambulantes e seus carrinhos e quiosques de venda de tudo quanto é bugiganga.

 

********

 

Se quem cuida da cidade é a prefeitura municipal, por que o governo do estado de Rondônia não firma convênio com a prefeitura para que esta o administre dentro do que consta no Código de Postura do Município de Porto Velho?

 

*********

 

Aí vamos festejar o título de melhor Projeto Urbano e Arquitetura Paisagística num ambiente mais saudável.

 

*********

 

Para encerrar bem encerrada esta coluna, vamos deixar nossos amigos articulistas políticos com água na boca. Eu sei quem assumirá a cultura do estado de Rondônia no próximo governo, mais não digo! 

 

 

 

Projeto Canta Mercado

será toda terça feira

 

A Prefeitura de Porto Velho através da Funcultural, tem fomentado eventos culturais desde o início da gestão do prefeito Hildon Chaves. Podemos citar como exemplo, o Tacaca Musical que acontece todas as quarta feiras, Som Livre que passou a acontecer no Espaço Alternativo, além do Projeto “Tributo ao Menestrel” que já homenageou o sambistas Bainha e o sanfoneiro Zezinho dos Cobras do Forró e no próximo dia 8 de dezembro, vai homenagear o compositor Silvio Santos (Zekatraca). Outro evento que a Funcultural está trazendo de volta, é o Projeto Cinco Meia que a partir do dia 5 de dezembro, passa a ser apresentado durante o Tacaca Musical.

 

Todos esses Projetos valorizam a produção musical dos artistas locais. Agora a prefeitura está divulgando mais uma programação cultural voltada a musica. O novo projeto da Funcultural será o “Canta Mercado”. Esse projeto será realizado todas as terças-feiras, às 19 horas, no Mercado Cultural, importante espaço físico que faz parte da história da capital rondoniense.

 

 

De acordo com Ocampo Fernandes, presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural), o projeto fomenta o entretenimento local, a arte e a cultura da região no período em que os demais projetos, como o Som Livre, ficam impedidos de serem executados por causa das chuvas. Ainda conforme Ocampo, outra proposta é dar oportunidade aos artistas da terra, além de promover a ocupação adequada do Mercado.

 

A primeira edição do evento será no próximo dia 27 e terá a apresentação de Rodrigo Moraes, Banda Jo Nós, Coveiros e Guerrilha S/A. (Comdecom)

 

 

 

PORTO DE LUZ

 

Iluminação especial de Natal

será inaugurada no dia 4 de dezembro

 

O Natal Porto de Luz será aberto oficialmente no próximo dia 4 de dezembro com o show do cantor Daniel numa parceria com o grupo Gazin.

 

Os pontos estratégicos onde a prefeitura vai colocar iluminação especial teve com o ponto de partida a conclusão da iluminação do Mercado Cultural prédio do Centro Histórico de Porto Velho cujas luzes já foram testadas, mas, a equipe responsável pelo projeto intitulado Natal Porto de Luz informa que a iluminação especial nos principais pontos da cidade serão ligadas simultaneamente no dia 4 de dezembro.

 

As equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsáveis pela decoração natalina, têm pressa em concluir os trabalhos. Segunda-feira (19/11), eles trabalharam no Parque da Cidade e no Palácio Tancredo Neves, sede da administração municipal. Ambos receberão um toque especial para a festa em homenagem ao nascimento de Jesus.

 

 

O projeto ainda vai contemplar, com ornamentação especial, as avenidas Carlos Gomes, Jatuarana, José Amador dos Reis, 7 de Setembro e Governador Jorge Teixeira. Nesta última, a exemplo de anos anteriores, será montada uma árvore de natal com 10 metros de altura, em frente à rodoviária.

 

No Parque da Cidade, haverá uma árvore de natal idêntica a da avenida Jorge Teixeira, além de um Papai Noel inflável e cortina de luzes nas árvores. A fachada do Palácio Tancredo Neves também ganhará cortina luminosa. O Prédio do Relógio terá refletores com luzes verdes.

 

Ainda de acordo com os organizadores, o local do show do cantor Daniel mudou, mas será divulgado em breve. (Comdecom) 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS