A mostra da fotógrafa Marcela Bonfim, de Porto Velho, ficará exposta a partir desta quinta,01, no Espaço Cultural da Caixa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A rondoniense Marcela Bonfim expõe seu trabalho fotográfico “(Re)conhecendo a Amazônia Negra” no Espaço Cultural da Caixa Econômica, na praia de Iracema, em Fortaleza, a partir desta quinta-feira,01, até 23 de dezembro. As imagens mostram o olhar diferenciado de Marcela sobre a população negra da Amazônia, esquecida e marginalizada, mais especificamente da região Vale do Guaporé.
A fotografa já passou por diversas cidades do Brasil com a mostra, recebendo críticas positivas em relação ao trabalho. São 55 imagens. O acervo ilustra as diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia. Resgata, ainda, expressões de remanescentes quilombolas, afroindígenas, barbadianos e haitianos do Norte.
Marcela iniciou a produção do acervo fotográfico a partir de 2013, após visitar as comunidades quilombolas, tradicionais, indígenas e urbanas. O trabalho inclui ainda registros da identidade dos festejos religiosos no Guaporé e terreiros de religiões africanas.
Falante e de grande expressividade, Marcela tem pele e alma negra. Paulista de Jaú, formada em Economia, ela aportou na capital rondoniense em 2010.
Foi em meio a floresta amazônica que mergulhou na militância negra após constatar de perto a forma como eram tratados e retratados na história e no dia a dia. “Mais que fotografia, o aspecto fundamental da proposta é a crítica ao percurso da história oficial sobre a negritude brasileira”, disse.
Fontes:
Tribuna Ceará e Geledes
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!