O que há de tão especial na Asfaltão, tricampeão do Carnaval de PVH?

A escola possui uma comunidade unida, eventos para angariar fundos durante todo o ano e projetos sociais como a Oficina de Percussão gratuita

https://www.facebook.com/luciana.oliveira.75457/videos/1729233847152511/

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A escola de samba surgiu há 47 anos quando um grupo de trabalhadores de uma antiga usina de asfalto resolveu desfilar nas ruas com os instrumentos de trabalho. Daí o nome e a força de sua resistência, como um asfalto com mais durabilidade e qualidade por elementos caros que foram adicionados.

 

Só a Asfaltão possui uma comunidade unida, eventos para angariar fundos durante todo o ano e projetos sociais como a Oficina de Percussão gratuita.

 

Um projeto para o futuro garante tanta vitória no presente.A sua comunidade cresce com adesões de todo canto da cidade e isso garante com folga mão-de-obra voluntária para o desfile que vem ocorrendo sempre fora de época.

 

Enquanto outras escolas precisam pagar para atrair brincantes, a Asfaltão dispensa interessados na sua bateria Pura Raça, sempre nota 10. Este ano 83 ritmistas, mais que o dobro de muitas escolas, levaram o público ao delírio até bem longe da dispersão.

 

O terceiro título mostrou também outra característica que faz tão especial a Asfaltão: o samba na ponta da língua e o entusiasmo na ponta dos pés.Foi a única escola em que os brincantes cantaram o samba até o cronômetro mostrar o fim de mais um desfile. Venceu com mais de 1 ponto de diferença da segunda colocada, a Império do Samba, que também investiu em qualidade para desbancar escolas com muito mais chão e títulos.

 

O segredo é justamente esse, integrar a comunidade ao projeto. E pra isso é preciso compromisso com a transmissão de saberes, como faz a Asfaltão. O presidente da escola é jovem, tem 28 anos. Danilo Cardoso está no segundo mandato e como mestre de bateria repassa o que aprendeu.

 

Organização, solidariedade, entusiasmo e responsabilidade, são regras básicas a quem desfila na Asfaltão. Quem concorda ou não com o resultado da apuração do desfile das escolas de samba da capital, não pode negar as vantagens da tricampeã, aqui realçadas.

 

 

Às demais resta aproveitar o bom exemplo, porque superando a Asfaltão a cidade terá um desfile cada vez mais atraente, um dos melhores da região Norte como já foi classificado. Isso é saudável, sobretudo à Asfaltão que pra se manter em destaque depende da acirrada disputa.

 

Império

 

A Império do Samba compreendeu isso, o que é um ótimo sinal.As críticas são necessárias, porque o público merece um desfile com cada vez mais qualidade. O que cada escola leva pra avenida depende de dinheiro e muitas horas de trabalho voluntário.

 

Não há troféu para o poder da criação nos barracões. É o compromisso com a cultura popular que mantém essa tradição de mais de meio século.Todas as escolas são campeãs em todo carnaval, pela bravura do resistir para perpetuar.

 

Vem do samba, o triste lamento:

 

“E fazem de tudo pra silenciar
A batucada dos nossos tantãs.”

 

Mas, do samba também a redenção:

 

“Força nenhuma no mundo interfere sobre o poder da criação.”

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS