Lenha na fogueira, por Zékatraca

Confira a coluna escrita por Silvio Santos, o Zékatraca

Lenha na fogueira, por Zékatraca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje é o dia “D” para os carnavalescos das escolas de samba de Porto Velho. Acontece que a Supel abre na tarde desta quarta feira, os envelopes com as propostas das empresas que estão concorrendo, a quem vai colocar as estruturas de arquibancada, camarote, sonorização e iluminação na Passarela do Samba Edson Fróes no Parque dos Tanques, para atender os desfiles das escolas de samba marcados para acontecer no próximo sábado (24).


 

*******

 

Segundo informações fidedignas, os dirigentes da Supel garantem que tudo vai correr dentro do que reza a Lei das Licitações, inclusive, sem perigo de alguém (empresa) entrar com recurso.


 

*******

 

Esse é o maior perigo, pois, se alguma empresa entrar com recurso, não tem como os desfiles acontecerem no próximo sábado, pois o governo terá que obedecer os prazos legais. Quer dizer, a licitação só poderá ser homologada após o julgamento de todos os recursos.

 

*******

 

Esperamos que não ocorra, de uma empresa entrar com recurso, para podermos assistir pela primeira vez no governo de Hildon Chaves, os desfiles das nossas escolas de samba.

 

*******

 

Tenho visitado os barracões das escolas de samba do grupo especial e posso dizer, que a turma está caprichando nas alegorias. Pelo que observei, vai ser uma disputa acirrada entre os artesãos carnavalescos, responsáis pelas alegorias das escolas.


 

*******

 

Ismael Barreto pela escola Asfaltão; Melquisedeque pela São João Batista; João Big pela Império do Samba e Edson Caula pela Diplomatas.


 

*******

 

Das quatro agremiações do grupo especial, a única que está com as alegorias expostas, quer dizer, que podem ser vistas por todos a qualquer hora do dia ou da noite, é a São João Batista, pois seus artistas estão trabalhando a céu aberto la no Parque dos Taques, é só chegar e admirar o trabalho do Melk com o Paulo Menda.

 

*******

 

João Big carnavalescos da Império do Samba afirma, que literalmente, vai colocar “fogo” na avenida, o tema da escola do Mirim é sobre o “Fogo”.

 

********

 

A primeira escola de samba a aprontar todas as alegorias foi a Diplomatas do Samba. Caula e equipe se '‘entocaram’' no barracão da Caiari e já estão com tudo pronto esperando apenas, a hora de entrar na avenida.

 

********

 

Ismael Barreto tá escondido lá no Kabanas trabalhando as alegorias do Asfaltão, dizem que o Tigre dessa vez, vai ESTURRAR de cima do Forte Príncipe da Beira.

 

,********

 

Já a Águia da João Batista vai pousar na avenida, em cima de um avião, pois o Manelão era piloto de teco teco.

 

********

 

A Diplomatas vai colocar seu símbolo em cima do Farol da Rádio Farol do Severino Castro e mais, iluminando a passarela do samba com milhares de lambadas Led.

 

*******

 

A bateria com certeza, sairá fantasiada de “Cangaço” e a ala das Baianas de “Dama de Honra”. Acontecer que queira ou não queira o homenageado Severino Castro, nos remete a dança da Quadrilha Junina. Será um ensaio para o Flor do Maracujá.

 

*******

 

Apesar do pouco tempo que as escolas tiveram para desenvolverem seus enredos, já que os subsídios só saíram no início de fevereiro, a turma está caprichando e quem for ao Parque dos Tanques prestigiar os desfiles das nossas escolas de samba no próximo sábado, não vai se arrepender.

 

*******

 

Ainda mais que ninguém quer cair para o grupo de acesso. Assim, Império do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Os Diplomatas do Samba e Asfaltão estão caprichando nas fantasias de alas, destaque e alegorias. É como diz o Oscar Knightz: “Quem for podre que se quebre”.
 

********

 

Quem está nadando de braçada, é o presidente e o diretor de carnaval da Diplomatas. Acontece que eles são os autores do samba da concorrente Acadêmicos do São João Batista. To falando de Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro.

 

*******

 

Eu vou desfilar na São João Batista e no Asfaltão!

 

OLHO
 

'Dizem em tom de lenda e poesia o pequenino menino, as nascer, em vez de chorar, cantou, e foi sob o estrelado e enluarado céu do imponente e majestoso Forte Príncipe da Beira, extensão da fidalguia e da coroa portuguesa, cujos alicerces tenha sido assentados em 20 de junho de 1776, que tudo começou. Por assim dizer consideramos ser ele um príncipe, porque onde nasceu o lugar guarda em seu nome esse título’'


 

Carnaval - Bainha é Rei na Corte do Asfaltão


 

 

Campeã do último carnaval das escolas de samba de Porto Velho (2016), o Grêmio Recreativo Asfaltão, vai homenagear no próximo sábado dia 24, durante seu desfile na passarela do samba Edson Fróes, que será montada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), o sambista Waldemir Pinheiro da Silva - Bainha através do enredo: “Do Forte Príncipe ao Porto, hoje Bainha é Rei, na Corte do Tigre”.

 

Bainha vai completar 80 anos de idade no mês de agosto. “Nasci no dia 11 de agosto de 1938 no Real Forte Príncipe da Beira e vim morar em Porto Velho em 1939 quando estava com 1 ano de nascido” conta Bainha. A decisão de homenageá-lo surgiu, justamente no dia da festa em comemoração aos seus 79 anos de idade, promovida pela sua família e pela diretoria da escola de samba Asfaltão, quando em determinado momento, o presidente da escola de samba Danilo Cardoso pegou o microfone anunciou: “É com muito orgulho que eu Danilo, presidente da escola, informo aos presentes, que por decisão unânime, os dirigentes da nossa agremiação decidiram, que em 2018 nosso enredo, contará a história do sambista BAINHA”.

 

Passada a euforia da festa de aniversário, os dirigentes da escola em especial a ala dos compositores, resolveu que o samba de enredo contando a história do Bainha, seria composto por todos os integrantes da Ala e assim nasceu um dos melhores sambas de enredo que a Asfaltão já colocou na avenida (leta abaixo).

 

O público que comparecer à passarela Edson Fróes no próximo dia 24, (o Asfaltão será a última escola a desfilar), vai se deparar com alas que vão lembrar a história do samba em Porto Velho. Bainha ainda criança começou a frequentar as rodas dos boêmios da Vila Confusão e daí pra frente, não mais parou de marcar presença em tudo quanto foi roda de bambas. Criou em 1958 com outros carnavalescos, a escola de samba “Prova de Fogo” que depois se transformou em “Os Diplomatas do Samba”. Participou a criação de vários blocos que a época eram chamados de “bloco de sujo” entre eles, o bloco “Só Vai Quem Bebe” que só desfilava às segundas feira de carnaval.

 

Vamos assistir alas que lembram o Bainha jogador de futebol de times como o Flamengo. Bainha fundador da escola de samba Mocidade Independente do KM-1 e o Bainha compositor e Mestre de Bateria da escola de samba Pobres do Caiari. Não é atôa que o Mestre Bainha é considerado o “Zé Pereira” do nosso carnaval, pois, além das escolas de samba, ele foi e é, compositor de marchinhas para blocos como Galo da Meia Noite, Banda do Vai Quem Quer, Até Que a Noite Vire Dia, Calixto & Cia e muitos outros.

 

A boemia imperava na Mãe Preta, Anita e Tambaqui de Ouro e também no Bofetada que antigamente era o Brandão, a Boate Iracema era do Velho Maranhão. Tudo isso está na letra da sua obra prima “Sou da Sete de Setembro”.

 

O Tigre com certeza, vai reverenciar o Mestre Bainha no carro abre Alas do Asfaltão durante o desfile do próximo sábado.

 

Com a bateria Pura Raça considerada uma das melhores da região Norte sob o comando de Danilo Cardoso e Admilson Knightz (Negão), com o samba sendo interpretado pelo Marcelo Luna e apoio do Argemiro Júnior, Waldison Pinheiro, Reginaldo Makumba e as Pastoras, a escola de samba Asfaltão vai em busca do bi campeonato consecutivo, cantando: “Do Forte Príncipe ao Porto - Hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre

 

SAMBA

 

Brilhou o céu de um novo dia

 

No Vale do divino Guaporé

 

Um menino Rei nasceu

 

Consagrado pelos baluartes da fé

 

Sob as bênçãos dos deuses da poesia

 

Nas águas que banham o lugar

 

Navega... Seu dom é sonhar

 

Ministérios a lhe acompanhar

 

Até no Velho Porto ancorar

 

Eparrei, Iansã

 

O Ogan de toque chegou

 

Vai ecoar o tambor na passarela

 

Numa linda festa de magia e amor...aquarela

 

E assim seu mundo se fez

 

Entre becos e vielas

 

Mocambo, Santa Bárbara e Vila Confusão

 

Portela, Km 1 e Favela

 

Boêmio, seresteiro, sou paixão e futebol

 

Dei lençol e dei caneta

 

Roda de samba... no quintal da Marieta

 

Bainha... Vamos recordar...

 

Odoiá Bahia...

 

Oh! Luzia abre o bar!

 

Te mete, ele é da 7, ele de Fé

 

Devoto no Círio de Nazaré

 

Oh Dina... Eu vou

 

Mistura Fina, vou pro Galo, vou pra Banda

 

É fevereiro, não me leve à mal

 

Sou Zé Pereira

 

Sou o Rei do Carnaval

 

Alô, vem meu amor

 

Meu Tigre hoje é só felicidade

 

Meu Forte é Pura Raça

 

Na corte do Asfaltão

 

Vem saudar o Mestre da Cultura Popular.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS