A palestra faz parte do processo de planejamento turístico para o festival que acontecerá em setembro na localidade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho, por meio de uma equipe especializada da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) esteve no distrito de Fortaleza do Abunã, na BR-364 sentido Acre, onde realizou palestra de capacitação para empreendedores do setor de turismo.
Conforme os organizadores, a palestra faz parte do processo de planejamento turístico para o tradicional Festival de Fortaleza do Abunã. Para a equipe da Semdestur, o envolvimento da comunidade é uma das premissas do turismo sustentável na localidade. Proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes, além de pilotos de barco e membros da associação de moradores participaram da palestra.
A capacitação aconteceu com o intuito de instruir o trade turístico quanto a importância da qualificação para o setor. De acordo com o Secretário Júlio César Siqueira, "a preparação e sensibilização da comunidade é crucial para o desenvolvimento do turismo sustentável no distrito. Por esse motivo a (Semdestur) está atuando no sentido de envolver a comunidade em todo o processo de planejamento para o Festival".
O Festival de Fortaleza do Abunã está sendo muito aguardado pelos moradores, pois a atividade turística um fator importante na geração de emprego e renda para a comunidade. Durante o festival a equipe da Semdestur realizará coleta de dados para gerar dois relatórios importantes: um que vai identificar o perfil do turista de Fortaleza do Abunã e o outro vai avaliar a satisfação do público quanto ao evento.
Siqueira afirma que a geração de dados é crucial para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento ao turismo para o distrito, além da implementação de melhorias para o próximo festival. A capacitação dos empresários locais visa também fomentar a atividade turística no local não somente durante o festival, mas também para o ano inteiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!