Vanessa Prieto concorre ao Jabuti na categoria infantil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Adaptação de peça homônima, O Silêncio em Apuros é uma obra independente e foi distribuída gratuitamente em bibliotecas e ONGs Neste ano, Vanessa Prieto concorre à 58ª edição do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, na categoria livro infantil, com O Silêncio em Apuros.
A premiação se divide em 27 categorias, e o resultado será anunciado no dia 11 de novembro, e a cerimônia de comemoração acontece no dia 24. A obra foi inspirada na peça homônima O Silêncio em Apuros (2011), pela qual Vanessa recebeu Menção Honrosa no Prêmio Nascente - USP. Tudo se passa no reino de Lugar Nenhum e Todos os Lugares, onde o personagem principal, o Silêncio, corre perigo de deixar de existir para sempre.
Neste contexto, a Música, a Dança, a Poesia, o Teatro e a Pintura se unem para ajudar o amigo contra o monstro Barulho. A trama passa por uma jornada repleta de aventuras, ruídos, brigas e confusões, onde o protagonista Silêncio é sequestrado e precisa de ajuda para ser resgatado. As ilustrações são de Mariana Faria, feitas com aquarela e lápis de cor, e compõe perfeitamente a obra que tem tanto a acrescentar no universo infantil, como a importância do silêncio para as vidas, pensamentos, projetos e sonhos. O livro é uma produção independente, sem recursos de editoras, realizada pelo PROAC-ICMS (Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo), com patrocínio da empresa química Solvay.
O resultado foram 3.000 exemplares, distribuídos gratuitamente para famílias, bibliotecas públicas de SP e ONGs como a VagaLume, Projeto Guri, entre outras. O Livro O Silêncio em Apuros só aconteceu por causa da ajuda de parceiros como Sonia Odila, Juliana Vedovato e a indicação ao prêmio é fruto de uma equipe dedicada com Paula Casarini, como coordenadora gráfica e editorial, e Roberto Taddei, como supervisor de escrita criativa. “O Silêncio em apuros tem uma temática socio-ambiental, onde falo sobre a poluição sonora, mas há também uma possibilidade de leitura ligada ao indivíduo: a nossa necessidade de pausa, de estar solitário e de como o Silêncio pode ser uma ótima companhia. Foram 5 anos de processo até a publicação em 2015, então nosso livro nasceu bem maduro. Reconheço que o Silêncio tem algo muito especial, artisticamente e socialmente falando, mas ainda assim me sinto com sorte de principiante por estar no JABUTI. “Estou extremamente honrada por estar entre escritores consagrados.” A atriz e autora Vanessa Prieto surpreendeu tanto com o seu livro quanto na TV, como a musa Sarita Del Ciel, na série Zé do Caixão, canal SPACE, ao lado de Matheus Nachtergale.
Vanessa nasceu em Ji-Paraná, Rondônia, e é formada pela EAD-USP, além de possuir formação em Imagem e Som pela UFSCar. Também estudou na Alliance Theatre School em Atlanta-EUA. Mora na cidade de São Paulo, onde tem uma produtora de Teatro e é professora na Academia Internacional de Cinema. Entre os projetos realizados estão os espetáculos O Silêncio em Apuros - o musical, A Árvore Berenice e Lampião e Lancelote, este último vencedor de 11 prêmios de teatro, indicado a 22 prêmios. E para todas essas realizações contou com a parceria de Edinho Rodrigues, sócio e proprietário da Brancalyone Produções Artísticas. Para completar, Vanessa já foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Candango 2007-Festival de Cinema de Brasília, pelo longa metragem “Falsa Loura”, do diretor Carlos Reichenbach. “O Silêncio em apuros” está em apuração... Escrevo, penso e reescrevo essa história há muitos anos. O "Silêncio” nasceu como peça de teatro, virou livro, CD e agora será roteiro de cinema. Em 2016, fui contemplada com um prêmio no Fundo Setorial do Audiovisual para desenvolver o roteiro para animação. Sei que a história está crescendo, mudando de cara, se contaminando, se adaptando a uma nova linguagem . Não sei onde isso vai dar, mas sei que nós continuamos em apuração... o Silêncio e eu”, finaliza Vanessa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!