Lançamento do livro ‘Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia’

Lançamento do livro ‘Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia’

Lançamento do livro ‘Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia’

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O livro “Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia” (ISBN 978-85-920881-0-1), que apresenta parte da vida e da obra do artista plástico Raimundo Coutinho Canavarro (1934-2013), será lançado no Brasil, sábado, dia 08 de outubro de 2016 na livraria Leitura dentro do Porto Velho Shopping em evento aberto das 17:00 – 20:30 horas.A biografia do artista que foi arauto e precursor chave das artes plásticas em Rondônia foi escrita por Allan Vanderlei e será distribuída pela Editora da Divina Misericórdia Ltda., estando disponível para compra na Livraria Leitura do shopping a partir do lançamento e no site da editora.

As 160 páginas foram escritas com base em pesquisas realizadas pelo autor durante dois anos, além de dezoito anos de contato direto com o artista. Vanderlei realizou entrevistas com 70 pessoas por todo o país e no exterior, entre familiares, amigos e contemporâneos do pintor. O livro também traz a reprodução de 58 obras em metaloplastia e óleo sobre tela, algumas delas científica e profissionalmente restauradas pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) especialmente para constarem na publicação.

O instigante texto começa narrando a infância de Canavarro, mostrando como se desenvolveu seu interesse pela arte e a força da origem amazônica nessa relação. Os primeiros desenhos canavarrescos, ainda em folhas de árvores na década de 1930, ao longo dos anos vão dando lugar a formas mais variadas de expressão artística e à pintura publicitária, que esteve presente na vida do artista. Os relatos reveladores indicam como foi o real desenvolvimento inicial das artes plásticas rondoniense, que ganhou força por meio do “Grupo Amazonas”, do qual o artista participava junto a alguns amigos desde a década de 1950.

No prefácio da obra o professor da UFMG Rodrigo Vivas, Doutor em História da Arte, destaca a importância da valorização da arte brasileira fora do eixo Rio – São Paulo. Vivas também resume com sensibilidade a contribuição da pintura regionalista do artista para a arte de nosso país: “Mais do que cenários naturais, Canavarro constrói, com individualidade e segurança, recortes da essência amazônida e materializa em cores e formas, o que existe de mais impalpável, qual seja, a memória. A memória de um lugar, a memória de uma floresta, a memória das relações estabelecidas entre vários sujeitos e um mesmo ambiente”.

Sobre o autor:

Allan Vanderlei nasceu em Porto Velho e no condado Shelby, Tennessee, E.U.A. esteve academicamente ligado à Belhaven University e à The University of Memphis, aperfeiçoando-se nas áreas de Gestão e Marketing. É pós-graduado pela PUC Minas em Gestão Estratégica em Empreendedorismo, Marketing e Finanças, e possui Bacharelado em Administração pela UNAMA, graduado com menção honrosa. Possui 25 anos de experiência profissional como gestor industrial e já residiu, trabalhou, estudou ou visitou mais de 20 países. Mais informações na página oficial no Facebook.


Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS