Palco giratório tem apresentação especial municípios do estado de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Festival Palco Giratório traz programação especial para ser sediado em cinco municípios do estado de Rondônia. A edição especial conta com a participação do grupo paraibano “Ser Tão de Teatro”, que estará apresentando o espetáculo “Flor de Macambira” em praças no município de Nova Mamoré, Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici e Vilhena. Outra atividade que fará parte da programação estadual será a Circulação de Guerrilha do grupo Souflé de Bodó Company de Rondônia.
O espetáculo Flor de Macambira é baseado em uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da fazenda de Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo. O texto deste espetáculo foi baseado na obra Coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo, Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro.
“A escolha peculiar pelo espetáculo Flor de Macambira, se deu por se tratar de uma produção de teatro popular de rua, o que tem muito a ver com a proposta do Palco para esta edição de circulação estadual, pois a apresentação acontecerá em praças, facilitando o acesso do público. É uma peça divertida que atinge todas as idades, com uma linguagem simples, e com interpretações sobre as manifestações nordestinas”, explicou o coordenador de cultura do Sesc, Fabiano Tertuliano Barros.
A programação estadual inicia no dia 13 de setembro em Nova Mamoré, segue para Ariquemes com apresentação dia 15, participa da Mostra do Palco em Ji-Paraná no dia 17; Presidente Médici será o quarto município a contemplar o espetáculo no dia 18, encerrando a caravana no dia 20 em Vilhena.
O Além do espetáculo o evento conta com a participação do grupo Soufflé de Bodó Company que irá se apresentar o projeto “Circulação de Guerrilha”, em Porto Velho foi dia (7/09), Candeias do Jamari (8/09), Itapuã do Oeste (9/09), Ariquemes (10/09) e Rio Crespo (11/09). O projeto visa estabelecer novas articulações entre trabalhos de dança contemporânea e performance em outros contextos culturais. Em Rondônia será desenvolvido a segunda edição do projeto. “Ser representante da cultura em Rondônia, nos deixa envaidecidos. Em seu 9º ano consecutivo já conseguimos romper barreiras e estender algumas apresentações para os cinco municípios de atuação do Sesc. Desde já fica o convite a população para prestigiar o Palco Giratório” convida Raniery Araujo Coelho, presidente do Sistema-Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!