Estrela de Rondônia realiza a 14ª edição da Festa do Maracujá
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Será realizada entre os dias 09 e 11 de setembro de 2016 a tradicional Festa do Maracujá de Estrela de Rondônia, no município de Presidente Médici/RO. A 14ª edição da festa, organizada pelas associações de produtores rurais em parceria com a iniciativa privada e administração pública, destaca o potencial da fruticultura e da agricultura familiar do município, que tem altos índices de produtividade e diversidade de produtos. A festa tem uma programação variada, com atividades para toda a família, inclusive brinquedos, praça de alimentação torneios esportivos e apresentações da cultura local. São esperadas para o evento cerca de cinco mil pessoas. O evento é aberto à comunidade e a entrada é franca.
Programação do evento
As festividades se iniciam na sexta-feira, dia 09 de setembro, com o Seminário de Fruticultura e Agricultura Familiar, que proporcionará troca de informações e debates sobre as tecnologias para a superação dos principais desafios da Agricultura Familiar no Estado de Rondônia. Haverá ainda o sorteio de brindes para os participantes. O seminário conta com parceria da Universidade Federal de Rondônia e da EMATER-RO, através do escritório local de Estrela de Rondônia, na organização das palestras e atividades técnicas.
No sábado devem ocorrer as apresentações culturais, a abertura da praça de alimentação e o desfile para escolha da rainha da Festa do Maracujá. Haverá ainda Show com banda de forró, música sertaneja e apresentação de dois DJs.
O domingo tem torneio de futebol, praça de alimentação com comidas típicas, sorteio de prêmios, música ao vivo e apresentações culturais.
Histórico da festa
A Festa do Maracujá teve sua primeira edição no ano de 2003, a partir de uma iniciativa dos produtores locais em parceria com a Emater-RO. A motivação inicial dos organizadores era proporcionar um ambiente para confraternização entre as famílias e comemoração dos resultados da produção de maracujá, que na época era uma das maiores da região norte do país. Também almejava-se criar um mecanismo de evidenciar o potencial da região e atrair a atenção necessária para a solução dos problemas vividos.
Ao longo dos últimos 14 anos, a fruticultura na região evoluiu a passos largos, e junto com a consolidação da região como capital do maracujá na Região Norte, vieram também as grandes oportunidades para os produtores, como a diversificação da produção com uma variedade enorme de culturas altamente adaptadas e produtivas nas condições locais. Junto com o expressivo aumento na quantidade e qualidade dos produtos, vieram também os resultados sob a forma de maior lucratividade, com a verticalização da produção e a instalação das agroindústrias de beneficiamento de polpas e outros produtos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!