Pesca esportiva movimenta turismo de Rondônia

Pesca esportiva movimenta turismo de Rondônia

Pesca esportiva movimenta turismo de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A pesca amadora movimenta ampla cadeia produtiva, em função dos bens e serviços que os praticantes consomem. Este segmento tem atraído visitantes de todas as partes do Brasil para Rondônia nos últimos anos. As belezas naturais, as culturas ribeirinhas, indígenas, históricas e quilombolas são características da região. A pesca esportiva tem sido o principal atrativo para os turistas visitar estes locais.

O Vale do Rio Guaporé é o mais procurado pelos turistas e pescadores que se aventuram em busca de grandes peixes amazônicos como a pirarara, o pintado, o tucunaré e tantos outros. No vale, há pousadas, guias de pesca e barqueiros que recebem milhares de turistas todos os anos, em localidades paradisíacas como o Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Porto Rolim (distrito de Alta Floresta), São Francisco, São Miguel e Costa Marques.

VEJA TAMBÉM:

Prefeitura promove festival de pesca para marcar 'aniversário'

Segundo o superintendente de Turismo, Júlio Olivar, além de promover lazer e desporto, a pesca amadora está intimamente relacionada com o setor econômico que mais cresce no mundo: o turismo. Economicamente, a atividade ainda é pouco explorada no Brasil, e o segmento que explora este nicho do mercado ainda é pequeno. Mas em Rondônia o diferencial é a grande diversidade de peixes encontrada na região.  O estado é o quinto destino da pesca esportiva em todo o país e atrai turistas principalmente do Sudeste e do Sul do Brasil, além de grupos de estrangeiros.

De acordo com estudos e pesquisas realizadas pelo Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia, em parceria com outras instituições, em aproximadamente 2.500 quilômetros, desde o rio Guaporé até a foz do rio Madeira, produziu o conhecimento de mais de mil espécies de peixes. É a maior fauna de rio em espécies do mundo. Somente no território brasileiro do rio Madeira, onde foram encontradas 40 espécies novas totalmente desconhecidas da ciência.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS