Sesc promove Fórum sobre o processo de envelhecimento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Fórum Sobre Envelhecimento acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, com início às 9h, no auditório do Senac. O objetivo de discutir temas relativos ao envelhecimento humano nos aspectos psicológicos, biológicos, culturais e familiar, o tema central do evento será "O empoderamento da pessoa idosa nas transformações sociais da família" com explanação de profissionais da área Geriatria, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem.
O empoderamento foi um dos temas discutidos na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, e tem na atualidade um objetivo de mudar a concepção de envelhecimento, e devolver a pessoa idosa a autonomia e poder sobre suas decisões. O Fórum realizado anualmente, reúne profissionais, estudante e idosos todos em busca de melhorias e qualidade de vida dos idosos no que diz respeito ao fenômeno do envelhecimento. “O Sesc tem a preocupação e cuidado com os nossos clientes. Desenvolvemos dentro da instituição atividades culturais, assistenciais, educativas e esportivas só pensando neste público preferencial, os idosos. Porém pensamos em ampliar os serviços e desenvolver uma atividade que atingisse também a população, a fim de repassar informações referente ao processo de envelhecimento”. Explica Raniery Araújo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.
Na programação apresentações culturais com o Grupo da 3ª idade do Sesc, Grupo de Dança Mulher Brasileira, palestra com Maria Inês Alves Fernandes, conselheira do Conselho Estadual do Idoso onde irá abordar “O envelhecimento humano e mudanças na pirâmide etária: papel da família”, palestra com o psicólogo Deusdedi Rodrigues Alves: “Experiência como fator de poder”, palestra com Drª Adriana Augusta Bucar Venturelli - Medica geriatra Tema: “Patologias que interferem na autonomia do idoso”, palestra: Qualidade de vida e envelhecimento com o Dr Christopher Teixeira – Médico Geriatra, palestra com a enfermeira Leticia Auxiliadora Fragoso da Silva: “Enfermagem com instrumento de transformação social” e palestra O com a Assistente Social Marinilde Helena da Silva Santos: “Socializando direitos”, ao término de cada explanação haverá momentos para debates e esclarecimento de dúvidas. “Gostaria de convidar estudantes, profissionais, idosos, familiares dos idosos e comunidade a participarem. O fórum é aberto ao público e gratuito” convida Giulane dos Santos, coordenadora de assistência do Sesc.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!