Projeto vai realizar oficinas de dança afro-brasileira

Projeto vai realizar oficinas de dança afro-brasileira

Projeto vai realizar oficinas de dança afro-brasileira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a proposta de estimular os alunos a explorarem e fortalecerem sua identidade, autoestima e habilidades corporais a partir da dança afro-brasileira, será realizado na sexta-feira, 20, em Pimenteiras do Oeste o projeto “Oficina de Dança Afro-Brasileira: Reconstruindo o Quilombo”.No projeto serão oferecidas oficinas de maculelê, samba de roda e capoeira gratuitamente aos alunos da escola municipal Paulo Freire. O projeto será desenvolvido pelo grupo cultural Serpentário Produções em parceria com a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) de Vilhena (RO), e conta com apoio da Fundação Palmares.

As oficinas serão ministradas pelo professor Odair Belarmino, popularmente conhecido como Ki-suco de Vilhena em parceria com a professora de dança de Pimenteiras de Pimenteiras Sania Serrath.Segundo a coordenadora do Serpentário Produções, Andréia Machado, através das danças de matrizes africanas, o projeto vai contribuir para valorizar a cultura no município de Pimenteiras que foi fundado por remanescentes quilombolas.“Essa oficina tem o intuito de mostrar uma cultura que é nossa, afro-brasileira, mas com os quais muitas pessoas não têm contato. Queremos mostrar a riqueza dos ritmos, da dança da alegria. São ritmos que contagiam porque estão presente na cultura brasileira”, explica Andréia.

A presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste – (ARQOS), Izabel Mendes, parabenizou a iniciativa do projeto e disse que o projeto vai contribuir com a valorização da cultura local. Atualmente a associação conta mais de 500 membros, e é certifica pela Fundação Palmares.
 
DANÇA AFRO-BRASILEIRA
 
A dança africana foi recriada no Brasil em diferentes épocas e regiões. O legado dos negros escravos ganhou novos significados e expressões em terras brasileiras. As danças afro-brasileiras presentes na cultura popular se expressam em vários ritos: na rua, na sala, no terreiro, no âmbito do sagrado ou do profano.
Da releitura de ritmos africanos, nasceram diversas manifestações da música brasileira, como: samba (de roda, enredo, canção, reggae, partido alto, rock, entre outros); maculelê; afoxé; axé baino; danças do Reinado de Nossa Senhora do Rosário (Moçambique, catopés, marujos, manguaras, pastorinhas, candomblés); Folia de Reis; Umbanda, Candomblé (dança dos orixás); congo; jongo; batuque; capoeira e muitos outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS