Programação da Semana da Consciência Negra segue até sexta (20)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o tema “Conhecimento a Serviço da Igualdade de Raças: Contribuições Brasil – Barbados”, foi aberta na segunda-feira (16), no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, a Semana da Consciência Negra. O evento que tem por objetivo debater a inserção do negro na sociedade por meio de atividades culturais em locais públicos, vai até a próxima sexta-feira (20). Entre as atrações estão exibição de filmes, palestras, exposição fotográficas, audiência pública e outras ações relacionadas ao fortalecimento das referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também o reforço às lideranças atuais.
Participaram da abertura, convidados internacionais de reconhecimento do pró-movimento negro, como a embaixadora de Barbados no Brasil, Yvette Goddar; e o ex-secretário executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Geovanny Harvey.
Na ocasião, o superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, falou da importância da data, lembrando que a campanha serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. “É um dia que devemos comemorar nos espaços culturais e em outros locais. O Governo de Rondônia está apoiando a Semana da Consciência Negra, e nos colocamos à disposição para desenvolvermos, juntos, políticas públicas através da valorização do negro no esporte e na cultura”, disse.
Entre os temas debatidos durante a semana, estão as cotas raciais em concursos públicos (Lei 12.990), a Lei de Preconceito de Raça ou Cor (7.716), entre outras legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (18)
Das 8h às 12h e das 14 às 18h, no Teatro Guaporé – Seminário “Conhecimento a Serviço da Igualdade de Raças: Contribuições Brasil – Barbados”
Quinta-feira (19)
A partir das 9h, na Assembleia Legislativa – Audiência Pública
A partir das 14h, no Rondon Palace Hotel – Abertura do Fórum Estadual de Debates Sobre Políticas Públicas Afirmativas Raciais
Sexta-feira (20)
Horário e local a definir
Conferência Estadual, Posse do Conselho Estadual e evento cultural e religioso
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!