CineOca promove mostra com filmes exibidos em rede nos cineclubes

CineOca promove mostra com filmes exibidos em rede nos cineclubes

CineOca promove mostra com filmes exibidos em rede nos cineclubes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O cineOca integra uma rede nacional para exibição de filmes brasileiros que estreiam em circuito alternativo de cinema, ou seja: cineclubes de todo país. São dois longas, "Delírios de um Cinemaníaco", "Ventos de Agosto" e uma coletânea de curtas da Mostra Filmes Livres (MFL), uma das maiores e longevas mostras brasileiras de filmes independentes. Com esta programação que inicia na quarta-feira, dia 27, e vai até sexta-feira, dia 29 de maio, o CineOca, em parceria com o Sesc, espera oferecer ao público de Porto Velho a oportunidade de ter acesso a produções brasileiras de qualidade e que nem sempre tem a chance de ser mostrada em circuito comercial de cinema, além de valorizar as produções nacionais, com variados temas, visões de mundo, identidades, estéticas, estilos e criatividade de nossos cineastas.

Cada filme faz parte de uma mostra própria, organizada por diferentes produtores, mas sempre com a proposta de exibir em rede por meio dos cineclubes brasileiros. O CineOca resolveu reunir as exibições numa única semana para potencializar esta forma democrática de distribuição de produções. As sessões acontecem no audicine do Sesc Esplanada. São gratuitas e são sempre acompanhadas de um debate, como forma de ampliar a percepção dos expectadores acerca da obra.

 

 Sobre os filmes

Para abrir a programação, na quarta-feira, dia 27, às 19h, a Mostra Filmes Livres com seis curtas reunidos que somam 1h22min de exibição. A seleção dos curtas premiados foi feita pela curadoria da 14ª Mostra do filme Livre: “Pequeno Objeto A” (Daniel Abib, 2014, 15min, RJ), “Vailamideus” (Ticiana Augusto Lima, 2014, 8min, CE), “Time Gap” (Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting, 2014, 11min, SC), “E” (Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti & Miguel Antunes Ramo, 2013, 17min, SP), “De Profundis” (Isabela Cribari, 2014, 21min, PE), “Vistos em Volta” (Thiago Zamprogno, 2014, 10min, RJ).

Na quinta-feira, dia 28, também às 19h, o filme “Delírios de um Cinemaníaco” (trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jAn-mFG6Ovs), que narra a biografia de José de Oliveira, cineasta amador e artista plástico da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O roteiro, escrito pelo próprio artista, hoje com 80 anos, descreve a sua trajetória de vida desde a infância até os dias de hoje. Neste longa-metragem de ficção, Zé Pintor, como é popularmente conhecido, recria as suas memórias em uma narrativa emocionante rumo à realização pessoal, criativa e espiritual.

Na sexta-feira, encerrando a programação em rede nos cineclubes, será exibido “Ventos de Agosto” (traileir:https://www.youtube.com/watch?v=Huv0NhSmYrI), do pernambucano Gabriel Mascaro. O filme conta a trajetória de Shirley, que deixou a cidade grande para viver numa pequena e pacata vila litorânea, cuidando da avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, Shirley cultiva o gosto pelo punk/rock e o sonho de ser tatuadora. Ela tem um caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda e, nas horas vagas, faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da zona de convergência intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés, e uma descoberta leva Shirley e Jeison a uma jornada de vida e morte, perda e memória, vento e mar. A produção ganhou uma Menção Honrosa no Festival de Locarno (Suíça).

 

Serviço:

O que: “Estreias em rede independente de Cinema”

Onde: Audicine do Sesc

Quando: 27 a 29 de maio, sempre às 19h

Programação gratuita

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS