Documentários são destaques em mais uma Mostra do CineOca em 2015 - Confira programação

Documentário regional é destaque em mais uma Mostra do CineOca em 2015

Documentários são destaques em mais uma Mostra do CineOca em 2015 - Confira programação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Documentário regional é destaque em mais uma Mostra do CineOca em 2015

O documentário produzido em Rondônia por realizadores locais é foco da III Mostra de Cinema Documentário, realizado pelo CineOca em parceria com Sesc e Universidade Federal de Rondônia. Os filmes que integram a programação do cineclube serão exibidos nos dias 25, 26 e 27 de março, no audicione do Sesc Esplanada, sempre às 19 horas, com debate após a exibição. A participação dos produtores ampliará ainda mais a discussão acerca da obra audiovisual.

As obras que compõem a programação dessa Mostra são “Desbarrancados”, de Iremar Ferreira e Joeser Alvarez, “Quilombagem”, de Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, “O que Beira a Beira do Rio Madeira”, de Alexis Bastos, “Garimpo do Bom Presente”, de Alex Badra, “Bizarrus”, de Simone Norberto e “A Tormenta”, de Carlos Levi. Todos os filmes tratam de realidades locais, com olhar dos produtores para temas sociais, culturais e poéticos.

Esta terceira edição da Mostra de Cinema Documentário é a mesma programada para julho do ano passado, porém, por uma dificuldade técnica no espaço, foi adiada. Em razão da programação do Sesc já estar fechada para o segundo semestre os parceiros programaram as exibições para abrir as atividades cinematográficas no audicine em 2015. “Isto significa que a edição desse ano da Mostra Cinema Documentário também ira acontecer, porém como nos anteriores, no mês de julho”, explica Simone Norberto, do CineOca.

A programação de 2015 do cineclube foi aberta em janeiro com a exibição do filme “No Paiz da Amazonas”, de Silvino Santos. Em Abril já está prevista uma mostra de filmes com temática indígena. “O objetivo do cineclube é difundir o cinema de qualidade, alternativo, regional, de nacionalidades diferentes, com propostas inovadoras, temáticas interessantes, diretores conceituais, enfim produções que têm pouca oportunidade de divulgação em circuitos considerados comerciais”, explica Malu Calixto, também integrande do CineOca.

Histórico

Fundado em 2005, o  CineOca é um dos pioneiros na atividade cineclubista na capital. Promove com frequencia ações ligadas à área, tais como a organização de mostras, oficinas, intervenções e até produções. Filiado ao Conselho Nacional dos Cineclubes, inclusive com cadeira na diretoria da instituição, participa constantemente de exibições em circuito alternativo, além de contribuir para a política da democratização do audiovisual. Adota como lema a máxima do movimento cineclubista nacional “os filmes são feitos para serem vistos”.

Programação

10527994_10203341070184117_1195709681_nFilme: Desbarrancados

Dir.: Iremar Ferreira e Joeser Alvarez

Cidade/Estado de origem: Porto Velho - RO

Duração: 24 min

Data: 25/03/15

Local: Audicine do Sesc Esplanada

 

Sinopse: "Vídeo que discute a ocupação dos rios da amazônia pelas grandes empresas construtoras de barragens apoiadas pelo Governo."

 

Filme: Quilombagem (2008)

Dir.: Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis

Duração: 52 min.

Data: 25/03/15

Local: Audicine do Sesc Esplanada

Hora: 19h


Sinopse:
O documentário Quilombagem aborda o processo de formação e resistência da comunidade negra dos quilombos de Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras, na fronteira entre Brasil e Bolívia, a partir da ocupação do Vale do Guaporé no século XVIII pelos Reinos de Portugal e Espanha, para exploração do ouro com mão-de-obra escrava de negros trazidos de vários pontos da África. Quilombagem promove uma revisão histórica, contextualizando o drama diário das comunidades.

 

Filme: O que Beira a Beira do Rio Madeira

Dir.: Alexis Bastos

Cidade/Estado de origem: Porto Velho - RO

Duração: 29 min.

Data: 26/03/15

Local: Audicine do Sesc Esplanada

Hora: 19h

 

Sinopse: Há dois anos o atual governo licenciou um grande empreendimento para geração na Amazônia, o Complexo Hidroelétrico do Rio Madeira. A falta de diálogo com as comunidades impactadas e a pressa do governo, impede o aprofundamento de diversas questões e coloca esta obra à frente das vidas da região desconsiderando as populações tradicionais amazônicas.

 

Filme: Garimpo do Bom Presente (2009)

Dir.: Alex Badra

Cidade/Estado de origem: Porto Velho - RO

Duração: 52 min.

Data: 26/03/15

Local: Audicine do Sesc Esplanada

Hora: 19h


Sinopse:
Em 1987, em Rondônia, foi descoberto o maior garimpo de cassiterita do mundo, o Garimpo do Bom Futuro. À época a região foi ocupada por milhares de garimpeiros e grandes empresas mineradoras. Hoje pouco resta do minério que levou riqueza para o local e a cidade vive uma crise por não ter desenvolvido uma alternativa econômica. Em contraponto a essa falta de perspectiva, surge a Escola da Vila, premiada pela UNESCO, que aponta para uma possibilidade de futuro ao levar para a escola os filhos dos garimpeiros que permaneceram na cidade.

 

4 - IMG_1559Filme: Bizarrus (2010)

Dir.: Simone Norberto

Cidade/Estado de origem: Porto Velho - RO

Duração: 32 min.

Data: 27/03/15

Local: Audicine do Sesc Esplanada

Hora: 19h

 

Sinopse: Documentário dirigido por Simone Norberto apresenta a iniciativa inovadora do grupo teatral, formado no sistema prisional, e sua experiência na encenação de um espetáculo autoral, que ao longo de 15 anos conseguiu demonstrar a ressocialização completa por meio da arte.

 

Filme: A tormenta

Dir.: Carlos Levy

Cidade/Estado de origem: Porto Velho - RO

Duração: 21min

Data: 27/03/15

Local: Audicine do Sesc Esplanada

Hora: 19h

Sinopse: Lançado no mês de julho de 2011em Porto Velho, o filme conta a história do artista regional Botôto, narrando sua trajetória de vida no mundo das artes, principalmente utilizando o lixo urbano como matéria prima em suas obras em favor do planeta.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS