"Qualquer coisa a gente inventa" é destaque na programação do Palco Giratório nesta sexta e sábado no Teatro 1 do Sesc Esplanada. As bailarinas Angel Vianna e Maria Alice Poppe (RJ) apresentam um experimento coreográfico que celebra os 85 anos de Angel Vianna, dos quais 66 dedicados inteiramente à dança. A supressão é o que motiva a encenação. Esses atos de substituição formam uma narrativa construída pelo encontro entre o público e a atenção de Angel Vianna sobre o espaço cênico, sua sensibilidade, seus gestos e suas intenções. Em justaposição, a bailarina Maria Alice Poppe introduz uma dança que acrescenta volume e expansão a cena e propõe uma organização sequencial acionada pela memória imediata, um cardápio de possibilidades impulsionado pela atenção à movimentação que é construída passo a passo.
Angel está na plateia, só, o pública entra pelo acesso ao palco, as cortinas estão fechadas e eles se deparam com uma mulher, uma mesa mineira e uma cadeira. Em um certo momento as cortinas são abertas e o público encontra Angel sentada nas últimas fileiras da plateia, que está toda iluminada; ela se levanta e dirige-se para a primeira fila e observa o público ocupar seu lugar habitual .
Pensamento Giratório
Após a apresentação do espetáculo "Qualquer coisa a gente inventa" acontece o debate "Pensamento Giratório" com a bailarina Angel Vianna, homenageada deste ano, onde o público é convidado a participar e a conhecer o processo criativo dos espetáculos juntamente com os artistas. Um intercâmbio entre os grupos e a plateia na troca de experiências que amplia as possibilidades de pesquisa para a execução de projetos em artes cênicas.
Espetáculos
Nesta quinta-feira (18) o grupo Magiluth (PE) apresentou “Aquilo que meu olhar guardou para você”, um mosaico com histórias cotidianas ambientadas em Porto Velho. O grupo realiza uma junção entre ficção e realidade e insere o público dentro do espetáculo o que tornando a apresentação um ambiente único em que plateia e artistas se confundem em cena.
“Aquilo que meu olhar guardou para você” foi criado há aproximadamente dois anos e surgiu do intercâmbio com um grupo de Brasília. Através do registro fotográfico são implementadas cenas e características da cidade. Em cena a discussão de sentimentos com o publico, inserindo e impactando a plateia. Com aproximadamente 120 apresentações o espetáculo traz reflexões importantes que fazem parte das escolhas de cada individuo. Saudade, despedidas, amores perdidos, amores encontrados, indiferença, morte, tudo é discutido num ritmo frenético onde alegrias e tristezas se misturam.
Uma das características das duas apresentações do Magiluth foi o improviso em cena. Para o diretor do espetáculo, Luiz Fernando Marques, é muito importante essa aproximação entre artista e espectador. “Não nos interessa representar e sim presenciar. A gente quer a presença, a troca e a comunhão com o público”, explicou o grupo durante o bate papo realizado após o espetáculo. Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do grupo é só acessar o blog http://grupomagiluth.blogspot.com.br/
Oficinas
Nesta sexta e sábado continua a programação de oficinas realizadas durante a programação do Festival Palco Giratório. Neste final de semana o grupo Cia Pessoal de Teatro (MT) ministra a oficina Dramaturgia da Cena. Recuperando o sentido da palavra dramaturgia, que etimologicamente significa “trabalho em ação”, a oficina trabalha com o mapeamento de emoções, sentimentos, ideias e pensamentos na ação, sendo esta o próprio pensamento/corpo/cena.
Programação para sexta e sábado
Data: 19/09 e 20/09
Oficina: Dramaturgia da cena
Grupo: Cia Pessoal de Teatro (MT)
Local: Tapiri - O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas
Hora: 08h às 12h
Data: 19/09 e 20/09
Espetáculo: Qualquer Coisa a Gente Muda (Dança)
Grupo: Angel Vianna e Maria Alice Poppe (RJ)
Local: Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO
Hora: 20h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Data: 19/09
Pensamento Giratório com Angel Viana (RJ)
Local: Teatro 1 - Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO
Hora: Após o espetáculo “Qualquer coisa a gente muda”
A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.
Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).