Nesta terça-feira (09), a Cia Solas de Vento (SP) voltou a encantar o público de Porto Velho com “Homens de Solas de Vento”, que abriu o Festival Palco Giratório em março deste ano. O inusitado e forçado encontro entre dois homens impedidos de seguir viagem e obrigados a permanecer juntos em um saguão é o ponto de partida para a história do espetáculo. A partir desse encontro inesperado eles são forçados a uma convivência diária com todos os prós e contras de uma relação. Defeitos e qualidades são exaltados durante toda a apresentação que leva o público a ter vários momentos de surpresa. A dupla Ricardo Rodrigues e Bruno Rudolf utiliza técnicas de dança, teatro e circo para transmitir de forma singular a situação que muitos estrangeiros passam.
A mistura de técnica cativa o público. A expressão corporal e as acrobacias aéreas transmitem todos os sentimentos dos personagens e cativa o público. Alexandra Nunes, professora disse que é o primeiro espetáculo que assiste e aprovou. “Essa é a primeira vez que venho ao teatro e achei muito interessante, foi algo diferente”. As várias dúvidas que surgiram no público durante o espetáculo foram respondidas no bate-papo após a apresentação. Um momento aguardado para os espectadores que têm curiosidade de saber como foi o processo de montagem ou a preparação corporal dos atores.
Mostra Ji-Paraná
Com o objetivo de contemplar também as cidades do interior, o Sesc Rondônia ampliou o alcance do Festival Palco Giratório. Começou nesta terça-feira (09) a Mostra Ji-Paraná, com cinco apresentações. O sucesso de público é garantido. A programação continua nesta quarta-feira (10) com o espetáculo “Circo Alegria” com o grupo Garajal (CE). Quinta-feira (11) será a vez da Lamira Artes Cênicas (TO) apresentar “Do Repente”. Sexta-feira (12) haverá o espetáculo Sargento Getúlio com o grupo Teatro NU (BA) e encerrando a mostra o Nucleo do Dirceu (PI) apresenta “Menu de Heróis”.
Oficinas
As oficinas deste ano abordam temas que interessam a todos. Nesta quinta e sexta-feira serão ministradas duas oficinas. “Iluminação cênica – técnica e criação” com o grupo Peleja (PE) no Teatro 1 do Sesc Esplanada no horário das 9h às 12h e a oficina “Ritmos da Rua” com o grupo Garajal (CE) será realizada no Tapiri. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Esplanada.
Programação
Nesta quarta-feira será apresentado o espetáculo “Sargento Getúlio” com o Teatro NU (BA). O espetáculo é uma adaptação do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro, conta a história de Getúlio, um rude militar que tem a missão de transportar um prisioneiro e inimigo político de seu chefe. No meio da jornada, em virtude da mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltar o prisioneiro, mas, por causa de seu temperamento avesso, ele decide, com destemor, terminar a missão que lhe foi confiada.
Serviço
Espetáculo: Sargento Getúlio (Teatro adulto)
Grupo: Teatro Nu (BA)
Local: Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO
Hora: 20h
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos