Prefeitura estuda forma dar apoio financeiro aos eventos no Mercado Cultural
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho estuda uma forma de conseguir apoiar os produtores culturais que realizam eventos no Mercado Cultural. O assunto foi tratado durante uma reunião realizada na última sexta-feira entre a presidência da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural) e os artistas que utilizam o espaço. O presidente da instituição, Christian Camurça, lembrou que toda programação que acontece no Mercado Cultural, de segunda a sábado, é financiada pelos próprios produtores culturais.
"O Mercado Cultural é um espaço que pertence ao município, e mesmo sendo um patrimônio municipal, a prefeitura nunca deu qualquer tipo de apoio aos eventos que acontecem no local. O que está se buscando é mudar isso, ou seja, encontrar uma forma legal que possibilite o município poder apoiar financeiramente com as programações do mercado Cultural. Por isso que fizemos questão de convidar um representante da Procuradoria-Geral do Município para participar da reunião”, disse.
A prefeitura estuda duas possibilidades para firmar a parceria. Uma e lançar um Edital de Chamamento Público para receber propostas de ocupação do espaço com realizações de evento e outra é firmar um convênio com o Mercado Cultural. As duas situações estão sendo analisadas pelo Procuradoria geral do Município (PGM) e pela Controladoria Geral do Município (CGM).
O vice-presidente da fundação, Marcos Nobre, que também participou da reunião com os produtores culturais, adiantou que atualmente o Mercado Cultural está sob a administração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), mas que a presidência da fundação está fazendo ingerência para que a gestão seja repassada para a Funcultural.
Ele também informou que a intenção é repassar R$ 141 mil para o custeio do som, iluminação, palco e material gráfico. “O município sempre foi ausente nessa questão dos eventos no Mercado Cultural. E essa iniciativa seria para que a prefeitura pudesse suprir as necessidades mais imediatas que os produtores culturais do Mercado Cultural têm para montar seus eventos”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!