PALCO GIRATÓRIO – Lançamento nacional em Porto Velho

PALCO GIRATÓRIO – Lançamento nacional em Porto Velho

PALCO GIRATÓRIO – Lançamento nacional em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi lançado na noite de quarta-feira (19) no Audicine do Sesc RO (Esplanada) a 17ª Edição do Palco Giratório – projeto que leva espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil. Pela primeira vez a abertura ocorreu em Rondônia e contou com a participação do Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Dr. Raniery Araújo Coelho, o Diretor regional do Sesc Rondônia, Waldy Fernando Bastos Ferreira, e Márcia Rodrigues, gerente de cultura do Departamento Nacional do Sesc, que ressaltou a oportunidade do estado abrir as atividade do projeto e que teve como abertura a apresentação do espetáculo de circo “Homens de Sola de Vento”, da Companhia Cia. Sola de Vento, de São Paulo, no Teatro Um.

Já consolidado no cenário cultural brasileiro, o Palco Giratório levará 768 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas a 126 diferentes cidades – muitas delas simultâneas, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país.

A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país. Nesta edição, 20 companhias vindas de todas as regiões do Brasil foram criteriosamente selecionadas para participar e itinerar pelo país afora com seus espetáculos e manifestações artísticas.

Além das apresentações principais e do Circuito Especial, o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes; as Aldeias, mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de idéias.

Homenagem

Nesta 17ª edição do Palco Giratório, a homenagem em um Circuito Especial será para Angel Vianna, considerada a “dama da dança”, que hoje está com 85 anos. Ela já recebeu várias homenagens, condecorações e premiações, entre elas, o Prêmio Mambembe 1996 – Pelo Total da Obra; a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, pela Presidência da República do Brasil (1999); o Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro (2000); entre outros. Em março de 2012 recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, prêmio pelo percurso em Dança.

Números e ações

Nos seus 17 anos de atividade o Palco Giratório é consolidado no cenário cultural brasileiro por levar uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 3 milhões de pessoas.

Com a apresentação de ontem a noite no Teatro Um do Sesc, já foram 6.176 apresentações com teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas – em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos.

Nos locais onde ocorrem o projeto são desenvolvidas as seguintes ações:

Festivais Palco Giratório – Ação que ocorreu em um período de 30 dias, em capitais brasileiras, que recebem todos os espetáculos do circuito nacional, incluindo a participação de espetáculos locais e atividades paralelas.

Aldeias – As Aldeias são mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais em geral, organizadas pelos Departamentos Regionais do Sesc durante a passagem de espetáculos do Palco Giratório. Possibilitam que os espetáculos dos grupos selecionados dialoguem com as produções dos estados. É uma ação formativa a partir de técnicas e processos criativos, aberta ao público interessado. Ao todo, 36 Aldeias serão promovidas ao longo do ano.

Oficinas – serão ministradas por cada grupo e estarão abertas ao público interessado.

Intercâmbios – encontros de um grupo local (por onde o Palco Giratório passará) com um grupo integrante do circuito para troca de idéias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos. Os grupos assistem aos espetáculos uns dos outros, como forma de reflexão do fazer artístico.

Pensamento Giratório – um bate-papo em que a principal idéia do grupo participante do Palco Giratório a respeito de produção e linguagem teatral/artística é proposta para o público. Conta com a participação de convidados e mediadores para uma mesa-redonda.

Até o dia 23, domingo, espetáculos e eventos (workshop) estarão ocorrendo no Sesc. E no período de 31 de agosto a 29 de setembro, serão 30 dias de espetáculos, dentro da programação do circuito do Festival Palco Giratório. Confira abaixo a programação deste mês:

 

Programação

 

Dia 20/03 (quinta-feira)

- Performance - Curuminzado / Apresentação A (Escovação)

Grupo Soufflé de Bodó Company - RO

17h

Praça Aluízio Ferreira- Viúva porém honesta

Grupo Magiluth – PE

20h

Teatro Um do Sesc Esplanada

21/03 (sexta-feira)

- Avoar

Grupo Raízes do Porto - RO

9h30

Teatro Um do Sesc Esplanada

- Workshop / A performance nas diferentes linguagens artísticas

Professores doutores Marcos Bulhões e Marcelo Denny - SP

14h às 18h

Audicine do Sesc Esplanada

- Louça Cinderela [duas sessões]

Cia Gente Falante - Teatro de Bonecos - RS

- 19h30 e 20h30

Tapiri – O imaginário

22/03 (sábado)

- Workshop / A performance nas diferentes linguagens artísticas

Professores doutores Marcos Bulhões e Marcelo Denny - SP

8h30 às 12h30 no Audicine do Sesc Esplanada

- Próteses - Aparelhagens humanas e outras poesias

Núcleo de pesquisa em artes cênicas - Sesc/RO

17h30

Teatro Um do Sesc Esplanada

- Do Repente

Grupo Lamira - TO

- 20h

Praça das três caixas d'água

23/03 (domingo)

Performance - Curuminzado / Apresentação B (Batalha)

Grupo Soufflé de Bodó Company - RO

18h30

Área de convivência do Sesc Esplanada

- Corponectivos

Núcleo de pesquisa em dança contemporânea - Sesc/RO

- 20h

Teatro Um do Sesc Esplanada

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS