CURTA AMAZÔNIA - Terça tem filme sobre os povos Baniwa e Coripaco

CURTA AMAZÔNIA - Terça tem filme sobre os povos Baniwa e Coripaco

CURTA AMAZÔNIA  - Terça tem filme sobre os povos Baniwa e Coripaco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A programação dessa terça-feira (26) à noite no 3º Curta Amazônia tem filme convidado que retrata a luta e resistência de duas tribos no Amazônas e pontos importantes na política pública de resistência dos povos indígenas em relação as políticas adotadas pelo homem branco.
O documentário “Hianhekhetti sabedoria Baniwa”, com tempo de 21 minutos de duração e finalizado em 2011, foi realizado em Tunuí Cachoeira, rio Içana, lideranças indígenas avaliam 20 anos de luta dos povos Baniwa e Coripaco. O que conquistaram e as mudanças que ocorreram na sua cultura.
 Em março de 2011 a Assembléia Geral Baniwa e Coripaco debate as políticas públicas para a saúde e a educação e projetam uma nova estratégia política para o futuro do movimento.
 “Vejo a importância deste vídeo tanto para quem não é indígena, para indígenas e principalmente para nós Baniwa e Coripaco. Fico feliz por esse registro tão importante para o momento da nossa história no Brasil. Vamos continuar lutando. O momento atual exige reflexão para a retomada do movimento indígena rionegrino”, diz André Fernando Baniwa.
Com direção, roteiro e produção de Stella Oswaldo Cruz Penido, fotografia e som Pauliran Freitas, montagem Alexandra Carias, trilha sonora original flautas Baniwa, apoio Videosaude - ICICT - Fiocruz, CABC – Coordenação de Associações Baniwa e Coripaco, realização Casa de Oswaldo Cruz -   Fiocruz.
 A possibilidade das sessões de filmes históricos e científicos em Porto Velho, além da promoção do Cinema Brasileiro foi graças ao apoio da Eletrosul do Sistema Eletrobrás do Governo Federal, o Sesc Rondônia do Sistema Fecomércio/RO, a Secretaria Estadual de Cultura do Governo da Cooperação, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Aqui Publicidade, Imprensa Rondoniense, Fundação Iaripuna, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Emater.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS