Espetáculo teatral se baseia no “Santo Inquérito” para retratar a religiosidade no mundo hoje

Espetáculo teatral se baseia no “Santo Inquérito” para retratar a religiosidade no mundo hoje

Espetáculo teatral se baseia no “Santo Inquérito” para retratar a religiosidade no mundo hoje

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição retorna aos palcos do teatro em Porto Velho. O espetáculo se passa em 1750 e conta a intrigante história da jovem Branca Dias, paraibana do interior do estado nordestino. Branca vivia junto com o pai num sítio, o Engenho Velho. Certa vez ao tomar banho em um rio salvou um padre Jesuíta de morrer afogado, pois sua canoa havia virado no rio.

O incidente fez com que Padre Bernardo se apaixonasse por Branca e com intuito de tê-la por perto forjou um processo de inquisição, acusando-a de hábitos condenados na época, como acreditar que Deus estava na vida e na natureza.
Segundo o diretor do espetáculo, Evaldo Leão, a peça vai tratar de maneira figurada a religiosidade do mundo hoje, como as pessoas matam e morrem por aquilo que acreditam. “Vamos falar muito de perseguição, de preconceito, violência, intolerância e até do bulling. A inquisição é apenas um pano de fundo para ilustrar a realidade em que vivemos no mundo de hoje”, explicou ou diretor que também é ator no espetáculo.
O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição é baseado na obra O Santo Inquérito, do escritor e novelista Dias Gomes. A realização da peça é do Grupo Teatral Abstractus que comemora 10 anos de formação em 2012.
O espetáculo já é consagrado no cenário nacional tendo participado de fóruns e festivais por todo o Brasil. Foi o representante da região amazônica no fórum mundial de cultura, realizado em São Paulo. No festival de teatro de Manaus faturou o prêmio de melhor cenário, concorrendo ainda como melhor direção, melhor espetáculo e melhor atriz.
No elenco Andressa Silva, Kelvin Ribeiro, Dario Bandeira, Eduardo Barros ao violino e Evaldo Leão, que além de atuar também dirige e produz o espetáculo. Os demais atores são formados pelo ponto de cultura ponto de inicio em atividade desde 2009. O ponto de cultura é coordenado pelo Grupo Abstractus e já formou cerca de 50 atores em Porto Velho.
O julgamento de Branca Dias pela santa inquisição estreia nesta sexta-feira (02.06) no Teatro Um do Sesc e continua em cartaz até o próximo dia 30 de junho. As apresentações acontecem todas as sextas, sábados e domingos sempre às 20:30 horas.
Os ingressos são vendidos a preços populares, sendo R$ 20 reais, estudantes pagam meia entrada, bem como professores e comerciários mediante apresentação da carteira do Sesc.

Mais informações nos telefones 9304-4220/8122-5202/9976-0108

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS