Ativistas culturais elegem representantes

Ativistas culturais elegem representantes

Ativistas culturais elegem representantes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de 30 pessoas, entre atores, atrizes, diretores, produtores, alunos e técnicos das diferentes modalidades teatrais, realizaram uma ampla discussão a respeito da organização da Câmara Setorial de Teatro, durante uma reunião que aconteceu no Tapiri, sede do O Imaginário, na Rua Franklin Tavares, Bairro Pedrinhas. Na ocasião foram traçados os aspectos gerais da política de organização, estrutura e funcionamento, e ainda os critérios para eleição dos representantes da Câmara Setorial e do Conselho Municipal de Cultura.
Câmaras setoriais
No total, são 12 câmaras setoriais: de Artes Visuais e Design; de Artesanato; de Audiovisual e Arte Digital; de Música; de Teatro; de Dança; de Cultura Popular e Folclore; de Cultura Afro-brasileira; de Cultura Indígena; de Literatura; de Circo e de Patrimônio histórico.
Segundo Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, a primeira ação para se obter políticas públicas na área da cultura para Porto Velho foi a criação da Lei 435 de 24/11/11, que cria o Sistema Municipal de Cultura. “O Sistema de Cultura é constituído pela Conferência, Conselho, Fundo e Plano de Cultura. A criação das câmaras setoriais é um item do Sistema. Ela compõe o Conselho Municipal de Cultura, com um representante de cada setor, que fica responsável por ser a voz das necessidades daquele grupo”, disse Berenice.
O representante do setor de Teatro possui caráter consultivo no recém-implantado Sistema Municipal de Cultura de Porto Velho, braço local do Sistema Nacional de Cultura, programa do Governo Federal que tem como principal objetivo integrar as instâncias governamentais federal, estadual e municipal, juntamente com a participação da sociedade para fortalecer o investimento na cultura nacional.
Eleição
Foram eleitos sete membros efetivos e suplentes da Câmara Setorial de Teatro, por ordem de votação: Jória Baptista de Souza lima, Zaine Diniz Lima (suplente); Carlos Alexandre Lemos de Araújo; Almício Fernandes da Silva (suplente); Evaldo Souza Leão; Caio Rodrigo
Lemos (suplente); Suely Almeida Rodrigues; Marlúci Emídio dos Santos (suplente); Agrael de Jesus Pereira (suplente); Cláudio Grana; Daniele Batista Moshini (suplente); Liliane Maria Cavalcanti de Oliveira e Luana Segueredo Lopes (suplente).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS