O espetáculo Tabule estará em cartaz no Teatro Um do SESC, neste fim de semana, sábado 12 e domingo 13 de novembro, às 20:30h e o ingresso são 2kg de alimentos.
Tabule é a história de Zahara uma libanesa que teve que fugir de sua terra natal para escapar de um regime machista, castrador e, veio parar no Brasil onde encontrou finalmente um marido, Salim e a tão almejada felicidade, até o dia em que acidentalmente o mata. Durante o velório de Salim, Zahara conta aos seus convidados a sua trajetória cheia de momentos alegres e momentos tristes enquanto serve o seu saboroso tabule.
Assim como a Syngué Sabour, a pedra de paciência, pedra mágica que acolhe os lamentos de quem se confidencia a ela até explodir com tanta lamentação, o público explode de risos e emoções com a atuação precisa do ator mineiro Junior Lopes e mergulha nos mistérios femininos que atravessam a cultura árabe, da qual herdamos tanto e conhecemos tão pouco. Esse olhar sobre a outra cultura nos permite ao mesmo tempo rever nossos valores e diminuir a distância que provoca tantos preconceitos.
Zahara representa a faceta política e revolucionária da mulher que desde o tempo de Sherazade e das Mil e uma noites luta por sua liberdade e sobrevivência com as armas da inteligência. Um espetáculo que vai surpreender pela abordagem de sua temática, singeleza e encantamento. Com a direção de Jória Lima, que retorna ao tema feminista pelo qual tem especial apreço, depois de escrever e atuar em Filhas da Mata e dirigir A Casa de Bernarda Alba com elencos femininos, confirma mais que nunca que um ator pode representar um personagem feminino sem nada dever às suas colegas de trabalho.
SERVIÇO:
ESPETÁCULO: Tabule: uma tragicomédia árabe.
LOCAL: Teatro UM do SESC/ Esplanada
HORÁRIO: 20:30h
INGRESSO: 2kg de alimentos não perecíveis
FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO: Jória Lima
TEXTO E ATUAÇÃO: Junior Lopes
CONSULTORIA ÁRABE: Dody Baydoun