Fest Cineamazônia leva cinema e vídeo à Bolívia

Depois do Peru, a Bolívia. O Festcineamazônia Itinerante inicia em terras bolivianas mais uma etapa da itinerância cultural que tem levado cinema as mais diversas comunidades de Rondônia e de outros países, tendo a defesa do meio ambiente e a discussão po

Fest Cineamazônia leva cinema e vídeo à Bolívia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois do Peru, a Bolívia. O Festcineamazônia Itinerante inicia em terras bolivianas mais uma etapa da itinerância cultural que tem levado cinema as mais diversas comunidades de Rondônia e de outros países, tendo a defesa do meio ambiente e a discussão por formas alternativas e sustentáveis de vida como principal meta.
No Peru, as cidades que receberam o Cineamazônia foram Porto Maldonado e Cusco. Na Bolívia, serão exibidos dez filmes. A novidade deste ano é a inclusão da cidade de Santa Cruz de La Sierra no roteiro da Itinerância.
No roteiro da programação há cinco animações como ‘O Grito do Mapinguari’, de Francisco Bezerra, Saulo de Souza e Fernando Caetano; “A Terra Gastar”, de Cássia Mary Itamoto/Celina Kurihara; “Peixonauta, o caso das azas azuis”, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo; “O anão que virou gigante”, de Marão e “Mocó Jack” de Luiz BoTosso e ThiagoVeiga.
Além das animações será exibido o documentário “Horizontes e Fronteiras”, de Jurandir Costa, produzido durante a própria itinerância em 2009. Outros dois documentários que serão exibidos aos bolivianos serão o premiado Corumbiara, dirigido por Vincent Carelli e Vozes do Clima- Amazonia, de Gian Carlo Bellotti e Estevão Ciavatta.
Entre o documentário e a ficção está o vídeo “Priara Jõ – Depois do ovo, a guerra”, produzido por índios, e dirigido por Paturi Panará. “Um rio entre nós”, de Sergio José de Andrade, é o único vídeo inteiramente de ficção que não é animação a ser exibido na mostra itinerante. O vídeo é uma produção amazônica de 2009.
O Festcine Amazônia Itinerante é uma iniciativa dos organizadores Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis de levar cinema a todas as capitais do Norte do Brasil, de municípios ribeirinhos de Rondônia, países de origem africana e lusitana e para a Amazônia latino-americana, como Peru, Bolívia e Colômbia.
Entre 2009 e 2010 o festival percorreu quase 55 mil km, com mais de 10 mil pessoas assistindo às produções selecionadas para exibição. Em novembro será a vez da oitava edição da mostra competitiva do festival que será realizado em Porto Velho, a capital rondoniense.
A mostra itinerante do Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Prefeitura de Porto Velho, Semed - Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS