O espetáculo musical Canoa Canora, do poeta e compositor Binho, em parceria com o Trio do Norte, grupo instrumental porto-velhense composto por Junior Lopes (percussão) Mauro Araújo (teclados) e Paulo Bass (contrabaixo), será apresentado no dia 23 de setembro de 2010, às 20h30min, na Biblioteca Pública Municipal Viveiro das letras, à av. Jatuarana, 5068, COHAB, Zona Sul de Porto Velho. O Espetáculo marca o início das comemorações de aniversário da capital rondoniense.
A exemplo do show de estréia, no Teatro 1 do SESC Esplanada, no dia 04 passado, o espetáculo Canoa Canora tem a participação especial da pianista cubana Llitzia Moreno e da cantora porto-velhense Elisa Cristina, e está interligado a uma causa social. Desta vez a parceria é com a Fundação Iaripuna, da Prefeitura Municipal de Porto Velho, e o ingresso será a doação de um livro, usado ou não, a fim de aumentar as opções de títulos do acervo da Biblioteca Viveiro das letras.
Os artistas envolvidos no espetáculo têm como meta a divulgação da música popular feita em nosso Estado. Essa divulgação busca a formação de platéias para nossos cantores e compositores, na medida em que essas platéias já existem para o que é feito no resto do Brasil. A ideia é fazer parte do leque de opções musicais oferecido ao público porto-velhense. Sem regionalismo, radicalismo ou qualquer outro “ismo”, tocar para a população desta cidade, buscando conquistar um lugar permanente em seus corações e, por extensão, em seus lares. Muita gente não sabe, mas temos vários autores com discos gravados e à venda nas lojas de discos e nos shows que fazem pela capital.
O Trio do Norte, a exemplo de divulgação, faz um trabalho digno de respeito nas escolas e praças de Porto Velho, levando a composição de nossos autores para o conhecimento da comunidade, através de concertos instrumentais artísticos, mas também didáticos. Além, é claro, do trabalho educativo que prestam no ensino da música em nossos conservatórios.
O espetáculo Canoa Canora está dentro da programação do projeto Gente da mesma floresta, que percorre os vários cantos da cidade divulgando a produção local, com o apoio essencial da Fundação Iaripuna, que vem dando suporte de apresentação aos artistas que tenha trabalhos prontos e que estejam atuando no cenário da música popular feita em nossa cidade. Os artistas, em parceria com as instituições públicas, levam lazer e cultura ao público com entrada liberada e, ao mesmo tempo, participativa.
Os artistas contam com a presença da comunidade comunicam que, infelizmente, o espaço para as acomodações da platéia é limitado. Cheguem cedo. Serão todos bem-vindos!
Serviço:
O que é - Espetáculo Musical Canoa Canora.
De quem - Binho e Trio do Norte.
Onde e quando - Na Biblioteca Pública Municipal Viveiro das letras, Av. Jatuarana, Zona Sul de Porto Velho, ao lado da Escola Vicente Rondon, dia 23/09, às 20h30min.
Quanto custa - Um livro, ou mais de um, usado ou não, doado à Biblioteca Pública.