Nesta sexta, 30, no Espaço Cultural Vrena, o Grupo Raízes do Porto retoma os palcos em Porto Velho com sua nova produção, ‘Maria.com’, espetáculo adulto que retrata a história de mulheres que sofreram e sofrem com a violência, abuso e assédios.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta sexta, 30, no Espaço Cultural Vrena, o Grupo Raízes do Porto retoma os palcos em Porto Velho com sua nova produção, ‘Maria.com’, espetáculo adulto que retrata a história de mulheres que sofreram e sofrem com a violência, abuso e assédios.
Maria.com surge de pesquisas realizadas com mulheres de várias classes sociais que sofreram e sofrem com os diversos tipos de violência. Segundo a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, no âmbito familiar, ou em qualquer relacionamento íntimo que demonstre afeto. Essas Marias estão por aí, se relacionando, trabalhando ao lado de colegas, morando ao lado de nossa casa. Enfim, circulam por todas as cidades do mundo e muitas vezes não percebemos seus sinais de socorro ou evitamos “meter a colher” onde não somos chamados. Portanto, este espetáculo vem tentar mostrar estes dramas e buscar apontar soluções e provocar o debate.
Em palco serão cinco Marias, cada uma com sua realidade, com sua história e suas justificativas para aguentar tanto sofrimento sem denunciar. Com isso, elas se revelam e através desta exposição se conhecem e se tornam fortes. Através desta união surge a ideia de criar um lugar para denúncias, para extravasar os sentimos. Assim, criam um blog para lá retratar o que sentem e assim tentar alertar a sociedade e outras mulheres sobre o seu drama, que pode ser igual ao de quem lê. Enfim, criar uma teia de solidariedade, onde todas sejam amparadas à luz da lei.
Nessa primeira fase serão três apresentações no Espaço Vrena, nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio (sexta, sábado e domingo), onde o ingresso poderá ser trocado no local por 2 kg de alimentos não perecíveis. Já estão também agendadas apresentações na Fraternidade Espírita Irmã Clara (Bairro Marcos Freire), Associação de Mulheres Rurais do Rio Jatuarana, Igreja do Porto, Comunidade Nazaré, São Carlos, ICEAL. Ao todo, serão 10 apresentações em locais alternativos, em bairros e associações para posterior temporada em um teatro convencional. “Nossa intenção é levar o teatro e o tema violência contra a mulher em locais onde ele é mais visível, que são as comunidades menos favorecidas. Após viremos para o centro da cidade, onde ela existe mas de forma mais velada”, enfatiza a diretora Suely Rodrigues.
Maria.com é um projeto que foi contemplado com o prêmio Myiam Muniz de teatro e tem patrocínio da Petrobras. Também contamos com o apoio para montagem deste espetáculo do publicitário Rudney Prado, fotógrafo Ronaldo Nina, veículos de comunicação de Porto Velho, Baaribu Nonato (composição da música tema do espetáculo) e Paulinho Batera.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!