Casa de Cultura recebe exposição de fotografias do Coletivo Madeirista

Casa de Cultura recebe exposição de fotografias do Coletivo Madeirista

Casa de Cultura recebe exposição de fotografias do Coletivo Madeirista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório da Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe esse mês a primeira exposição de 2010. A abertura será nesta sexta-feira (12), às 20:00 horas, com a apresentação de um vídeo-documentário sobre o processo criativo, além de performances dos artistas Joesér Alvarez, Ariana Boaventura, Rinaldo Santos, Anderson Silva, Gaspar Knnypel e Flávio Dutka, do Coletivo Madeirista.
 
O grupo apresentará nessa exposição mais de 100 fotografias que revelam o registro feito por vários fotógrafos do desempenho dos artistas rondonienses com o projeto Inventario das Sombras no Generative Art Conference, evento realizado nas cidades de Milão, Pisa, Florença e Veneza, na Itália.
 
“Essa exposição deve também ser comemorada por todos nós como uma vitória da cultura rondoniense. Essa é uma proposta artística que nasceu do exercício de artistas locais e ganhou destaque internacional. Agora, volta às suas origens para apresentar o resultado do reconhecimento internacional”, destaca Jucélis Fretias, secretário da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.
 
Definido pelos próprios criadores como um “projeto híbrido de intervenção urbana”, o Inventário das Sombras é uma proposta estética inclusiva, socializadora e generativa de código social. “Nossa proposta não é explicar o inexplicável, mas criar, através da integração de várias artes, obras coletivas interferindo na arquitetura urbana”, conceitua Joeser Alvarez, membro do Coletivo Madeirista.
 
Projeto Internacional
 
O Generative Art Conference é um evento de relevância internacional realizado na Universidade Politécnica de Milão (Itália), dedicado a circulação cultural de sistemas generativos e procedurais no campo da experimentação em novas mídias.
 
Artistas italianos e estrangeiros são convidados para participar mostrando sua produção nesse campo e o papel das metodologias generativas nas artes visuais e no design.
 
Os artistas do Coletivo Madeirista foram selecionados para representar o Brasil na 12ª Generative Art Conference, obtendo dessa maneira o Prêmio de Viagem ao Exterior, concedido pelo Ministério da Cultura através do Edital n°2 de Intercâmbio e Difusão Cultural.
 
O Projeto “Inventário das Sombras” nasceu em 2004 na calçada da Casa de Cultura Ivan Marrocos após a realização de uma oficina do Programa REDE Nacional de Artes Visuais ministrada pelos artistas Paulo Paes, Flávia Vivaqca e Cabelo. Desde então já recebeu prêmios como o UNESCO Digital Arts Award 2007 e participou de vários eventos nacionais e internacionais como duas bienais (UNE/2007 e México/2009).
A exposição tem entrada gratuita e ficará na Casa de Cultura Ivan Marrocos até o dia 05 de março.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS