A Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório da Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe esse mês a primeira exposição de 2010. A abertura será nesta sexta-feira (12), às 20:00 horas, com a apresentação de um vídeo-documentário sobre o processo criativo, além de performances dos artistas Joesér Alvarez, Ariana Boaventura, Rinaldo Santos, Anderson Silva, Gaspar Knnypel e Flávio Dutka, do Coletivo Madeirista.
O grupo apresentará nessa exposição mais de 100 fotografias que revelam o registro feito por vários fotógrafos do desempenho dos artistas rondonienses com o projeto Inventario das Sombras no Generative Art Conference, evento realizado nas cidades de Milão, Pisa, Florença e Veneza, na Itália.
“Essa exposição deve também ser comemorada por todos nós como uma vitória da cultura rondoniense. Essa é uma proposta artística que nasceu do exercício de artistas locais e ganhou destaque internacional. Agora, volta às suas origens para apresentar o resultado do reconhecimento internacional”, destaca Jucélis Fretias, secretário da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.
Definido pelos próprios criadores como um “projeto híbrido de intervenção urbana”, o Inventário das Sombras é uma proposta estética inclusiva, socializadora e generativa de código social. “Nossa proposta não é explicar o inexplicável, mas criar, através da integração de várias artes, obras coletivas interferindo na arquitetura urbana”, conceitua Joeser Alvarez, membro do Coletivo Madeirista.
Projeto Internacional
O Generative Art Conference é um evento de relevância internacional realizado na Universidade Politécnica de Milão (Itália), dedicado a circulação cultural de sistemas generativos e procedurais no campo da experimentação em novas mídias.
Artistas italianos e estrangeiros são convidados para participar mostrando sua produção nesse campo e o papel das metodologias generativas nas artes visuais e no design.
Os artistas do Coletivo Madeirista foram selecionados para representar o Brasil na 12ª Generative Art Conference, obtendo dessa maneira o Prêmio de Viagem ao Exterior, concedido pelo Ministério da Cultura através do Edital n°2 de Intercâmbio e Difusão Cultural.
O Projeto “Inventário das Sombras” nasceu em 2004 na calçada da Casa de Cultura Ivan Marrocos após a realização de uma oficina do Programa REDE Nacional de Artes Visuais ministrada pelos artistas Paulo Paes, Flávia Vivaqca e Cabelo. Desde então já recebeu prêmios como o UNESCO Digital Arts Award 2007 e participou de vários eventos nacionais e internacionais como duas bienais (UNE/2007 e México/2009).
A exposição tem entrada gratuita e ficará na Casa de Cultura Ivan Marrocos até o dia 05 de março.